terça-feira, 23 de abril de 2002

Gabarito: Atividade sobre figuras de linguagem a partir de um poema de Ferreira Gullar



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: Metáfora, em "uma parte de mim é todo mundo" e "outra parte é ninguém", que são tentativas de conceituação das partes do eu lírico. Antítese, nas oposições todo mundo / ninguém e permanente / de repente.

b. Resposta: Todo o poema é construído com os mesmos recursos. Por exemplo, "uma parte de mim / é só vertigem:", "outra parte, linguagem" e multidão / solidão, pondera / delira, etc.

2. 
a. Resposta: Primeiramente, tradução significa o próprio trabalho de criação artística, que consiste em extrair elementos da experiência cotidiana e real e uni-los a elementos como criatividade, intuição e sensibilidade. Além disso, é possível depreender que é por meio do próprio trabalho de criação artística que o artista conhece a si mesmo ou "se traduz".

b. Resposta: A antítese tem um papel fundamental na construção do poema, pois ela aproxima os dois universos básicos da criação artística: o mundo real e o mundo da invenção.

c. Resposta: A função poética, uma vez que o poema põe em destaque a própria linguagem e seus recursos de construção; a função emotiva, pois o eu lírico, fazendo uso de pronomes e verbos em 1ª pessoa, procura "traduzir-se"; e a função metalinguística, pois o poema trata do processo de construção artística, incluindo a criação poética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário