quinta-feira, 11 de abril de 2002

Gabarito: Atividade sobre literatura portuguesa a partir do "Auto da barca do inferno", de Gil Vicente



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: O Corregedor aparece carregado de processos e com uma vara na mão (insígnia que representava a autoridade e o poder dos juízes); o Procurador chega carregado de livros, provavelmente jurídicos, pois é um bacharel.

b. Resposta: Em diversos momentos do texto, ele utiliza expressões jurídicas em latim.

c. Resposta: Provoca um efeito cômico, pois o latim "macarrônico", ao contrariar a erudição e a solenidade das frases jurídicas latinas empregadas pelos homens de leis, ridiculariza a personagem, que, em razão do ofício que tinha, deveria dominar as regras do latim.

d. Resposta: Representam profissionais que atuam na área do Direito, que têm como função principal garantir a justiça, fazendo com que as leis sejam cumpridas com equidade.

2. 
a. Resposta: Porque acredita que o alto cargo de juiz que desempenhava na Terra iria livrá-lo automaticamente, no além, da condenação às terras infernais.

b. Resposta: O Corregedor, baseando-se no sistema de leis terreno, quer saber se o poder do Diabo está acima do direito de majestade, privilégio que, pelo cargo, ele gozava em vida e o tornava inviolável, ou seja, imune a ser penalizado.

3. 
a. Resposta: A primeira, receber propina, não sentenciando, assim, com justiça; a segunda, receber suborno de judeus; a terceira, ter enriquecido com o trabalho de lavradores.

b. Resposta: Confirma, pois, se inicialmente contesta o Diabo, dizendo que sempre tinha feito justiça com equidade e que quem aceitava as "peitas" dos judeus era a sua esposa (estratagema para receber o suborno), depois ele mesmo sugere ter sido um juiz corrupto, ao citar o provérbio "dádivas removem montanhas" e afirmar que, quando se recebe suborno, não se cumpre a justiça, a lei.

c. Resposta: O Diabo condena o Corregedor, mandando-o para o inferno: "Ora, entrai nos negros fados! / Ireis ao lago dos cães".

4. 
a. Resposta: Ser condenado ao inferno, pois, por não ter se confessado, ele não recebeu a absolvição dos pecados que cometeu.

b. Resposta: O fato de que, para ser absolvido pelo confessor, ele teria que devolver tudo o que tinha roubado.

c.Resposta: Revela que o Corregedor era muito ganancioso e apegado aos bens materiais.

5. 
a. Resposta: Possivelmente porque essa ave era dada com frequência ao Corregedor em troca de favores.

b. O Diabo chama o Corregedor de "descorregedor". Qual é o significado desse neologismo na cena?
Resposta: Pessoa que descumpria a lei, ou seja, não fazia justiça.

c. Resposta: Emprega o eufemismo "lago dos cães".

d.Resposta: redondilha maior (versos de 7 sílabas poéticas)

6. 
a. Resposta: A crítica à corrupção na área de Justiça, ou seja, o alvo da crítica são juízes, advogados, procuradores, enfim, os profissionais que, em vez de garantirem o cumprimento equânime da lei, utilizam seus cargos públicos para benefício próprio.

b. Resposta: São problemas ainda muito atuais, pois, conforme podemos acompanhar pelos meios de comunicação, são recorrentes situações de corrupção tanto entre funcionários do Judiciário como em outros setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário