# Respostas:
1.
a. Resposta: supérfluo
b. Resposta: Supérfluo foi uma palavra inventada por
c. referente, isto é, uma informação relativa à origem da palavra supérfluo.
2. Resposta: Não, pois o trecho é muito informal, com expressões típicas de falas descontraídas, como "cara", "tava louco pra" e "coisa", diferentemente do que, em geral, ocorre em enciclopédias, cujos textos buscam a precisão e têm um registro formal e de acordo com a norma-padrão.
3.
a. Resposta: A de que inicialmente a moto anunciada nasceu, isto é, foi concebida para correr apenas em pistas de competição e não para ser um mito, ideia que foi criada pelo seu desempenho nas ruas, que a levou a conquistar o público.
b. Resposta: A imagem de uma moto que tem qualidade e credibilidade, uma vez que ela não nasceu para ser um ícone, mas teve o sucesso criado pelo seu desempenho nas ruas, à medida que os próprios usuários foram se mostrando satisfeitos com ela.
4. Resposta: Não, pois, tendo em vista o produto anunciado e o fato de que o enunciado é utilizado como linguagem publicitária, fica claro que a informação constitui uma estratégia para chamar a atenção do leitor.
5.
a. Resposta: Uma moto, em primeiro plano, e uma paisagem desértica, na qual se vê uma planície, o céu e muito horizonte.
b. Resposta: Os sentidos de aventura, de liberdade, de ausência de limites ou fronteiras.
6.
a. Resposta: Persuadir o interlocutor a se interessar pela moto anunciada.
b. Resposta: Conativa.
7.
a. Resposta: A de persuadir o interlocutor sem recorrer a elementos que apelem explicitamente para o convencimento; assim, procura levá-lo a se interessar pela moto anunciada por meio de uma linguagem acessível, bem-humorada e criativa.
b. Resposta: A imagem de um produto "descolado", moderno, desvinculado de modelos preestabelecidos.
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