quinta-feira, 11 de abril de 2002

Gabarito: Atividade sobre funções da linguagem a partir de um anúncio da marca de moto Harley-Davidson



# Respostas:
1. 
a. Resposta: supérfluo

b. Resposta: Supérfluo foi uma palavra inventada por

c. referente, isto é, uma informação relativa à origem da palavra supérfluo.

2. Resposta: Não, pois o trecho é muito informal, com expressões típicas de falas descontraídas, como "cara", "tava louco pra" e "coisa", diferentemente do que, em geral, ocorre em enciclopédias, cujos textos buscam a precisão e têm um registro formal e de acordo com a norma-padrão.

3. 
a. Resposta: A de que inicialmente a moto anunciada nasceu, isto é, foi concebida para correr apenas em pistas de competição e não para ser um mito, ideia que foi criada pelo seu desempenho nas ruas, que a levou a conquistar o público.

b. Resposta: A imagem de uma moto que tem qualidade e credibilidade, uma vez que ela não nasceu para ser um ícone, mas teve o sucesso criado pelo seu desempenho nas ruas, à medida que os próprios usuários foram se mostrando satisfeitos com ela.

4. Resposta: Não, pois, tendo em vista o produto anunciado e o fato de que o enunciado é utilizado como linguagem publicitária, fica claro que a informação constitui uma estratégia para chamar a atenção do leitor.

5. 
a. Resposta: Uma moto, em primeiro plano, e uma paisagem desértica, na qual se vê uma planície, o céu e muito horizonte.

b. Resposta: Os sentidos de aventura, de liberdade, de ausência de limites ou fronteiras.

6. 
a. Resposta: Persuadir o interlocutor a se interessar pela moto anunciada.

b. Resposta: Conativa.

7. 
a. Resposta: A de persuadir o interlocutor sem recorrer a elementos que apelem explicitamente para o convencimento; assim, procura levá-lo a se interessar pela moto anunciada por meio de uma linguagem acessível, bem-humorada e criativa.

b. Resposta: A imagem de um produto "descolado", moderno, desvinculado de modelos preestabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário