terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Atividade sobre "concordância verbal" a partir de um texto da revista "Veja"


1. Reescreva o texto a seguir, empregando adequadamente, no presente ou no pretérito perfeito do indicativo, os verbos indicados entre parênteses:

Prós e contras do chiclete

A Universidade de Northumbria, na Inglaterra, ___ (fazer - pretérito perfeito) um experimento com 75 pessoas e _____ (descobrir - pretérito perfeito) que a mastigação repetitiva de chiclete _____ (acionar - presente) mecanismos cerebrais responsáveis pela memorização e _____ (provocar - presente) o aumento dos batimentos cardíacos. Com maior circulação de sangue, o cérebro _____ (receber - presente) mais oxigênio e _____ (funcionar - presente) melhor. Veja os outros benefícios associados às gomas de mascar e também os problemas:

Vantagens:
- Para algumas pessoas, a mastigação frequente _____ (aumentar - presente) até 25% a queima de calorias. O uso diário pode ajudar esses felizardos a evitar o ganho de 5 quilos em um ano.
- Com os movimentos da boca, o fluxo salivar _____-se (tornar - presente) maior e _____-se (reduzir - presente) a produção de ácidos que provocam cáries.
- O chiclete _____ (melhorar - presente) o hálito.

Desvantagens:
- A mastigação _____ (estimular - presente) a produção de suco gástrico. Com o estômago vazio, isso _____ (favorecer - presente) a formação de lesões na mucosa, como gastrites e úlceras.
- Os movimentos repetitivos _______ (sobrecarregar - presente) a musculatura e as articulações da mandíbula e _____ (poder - presente) causar problemas de dentição e bruxismo.
(Revista Veja, 27/3/2002)

2. Reescreva as frases abaixo, empregando as duas possibilidades de concordância do verbo no caso de sujeito representado pelo pronome relativo "quem". Veja o exemplo:

Eu cheguei primeiro em casa
Fui eu quem chegou primeiro em casa.
Fui eu quem cheguei primeiro em casa.

a) Nós traçamos o itinerário da excursão.
b) Eu socorri a vítima no acidente.
c) Eles marcaram a reunião.
d) Nós protestamos contra os preços abusivos da carne.
e) Elas trabalharam até tarde.
f) Eu cometi esse erro.


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário