terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Atividade sobre vocabulário e coerência


1. Em seu caderno, reescreva as frases a seguir, completando-as adequadamente com um dos verbos que constam no vocabulário abaixo. Observe que em quase todas poderiam ser empregados verbos de sentido comum, como "pôr" ou "colocar".
a) _____ uma roupa nas cordas do varal.
b) _____ um dinheiro na poupança.
c) _____ umas ripas na parede.
d) _____ uma estaca no chão.
e) _____ quadros numa galeria.
f) _____ um anúncio no jornal.
g) _____ a água do macarrão na pia.
h) _____ uma porca no parafuso.
i) _____ a roupa branca na água quente.
j) _____ a chave na fechadura.
l) _____ os olhos da garota amada.
m) _____ com canela a tortas de banana.
n) _____ a assinatura no requerimento da matrícula.

VOCABULÁRIO: Depositar / Encostar / Atarraxar / Introduzir / Estampar / Apor / Fitar / Cingir / Plantar / Imergir / Pulverizar / Expor / Cravar / Estender / Despejar / Pregar / Completar / Abrir.  

2. Leia o texto a seguir e depois reescreva-o, completando-o com uma das opções entre parênteses, de forma que ele se torne coerente. Se julgar conveniente, consulte um dicionário. (aula virtual)

Meia-noite. Quase todas as luzes já se (acenderam, deslocaram, apagaram). Ao longe o morro dos Cabritos deixa ver alguns de seus casebres, que não chegam a perturbar a (paisagem, visão) dos moradores do último andar. A luz da lua dá aos edifícios fronteiros uma coloração (avermelhada, amarelada). Uma pequena (chusma, multidão) acaba de (sair do, entrar no) cinema. Alguns se detêm no ponto de ônibus; outros vão andando. Meia dúzia de carros se movimenta. A lua também se apaga por detrás de uma nuvem. Vem o ônibus, (o último, o primeiro), e arrebanha este resto de vida.

E a cidade (clareia, nasce, morre). Daqui por diante apenas um bonde, um táxi ou uma conversa de notívagos sacudirá por instantes o ar de morte que baixou sobre a cidade. (...) (Sentirei, Ouvirei, Olharei) uma buzina, um choro de (homem, mulher, criança), (apito, grito, sussurro) de guarda, miados de gato, tosse de homem, riso de mulher. Um (gato, rato, cão) cruzará o asfalto de esgoto a esgoto, um rapaz passará (correndo, cantando, assobiando). Serão (grandes, débeis, imensos) sinais de vida que não iludirão a morte, nessa hora em que os homens se esquecem e (dançam, dormem, riem). 


Fonte: Português: Linguagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário