sábado, 2 de janeiro de 2021

Atividade sobre pontuação a partir de "charadas"


1. Um poeta, muito astuto, fez em versos uma declaração de amor para três garotas que estavam apaixonadas por ele - Soledade, Lia e Iria -, de um modo que contentava todas elas. Conforme a pontuação que cada uma empregasse na leitura, o poeta afirmava que amava ou Soledade, ou Lia, ou Iria. Eis o poema:

Três belas que belas são 
Querem por minha fé 
Eu diga qual delas é 
Que adora meu coração 

Se consultar a razão,
Digo que amo Soledade 
Não Lia, cuja bondade 
Ser humano não teria
Não aspiro à mão de Iria
Que não tem pouca beldade. 
(Adaptado por Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite)

1. Pontue a 2ª estrofe, empregando apenas "ponto", "ponto de interrogação" e "ponto de exclamação", de modo que o poeta diga que:
a) ama Soledade e não as outras garotas;
b) ama Lia e não as outras;
c) ama Iria e não Soledade e Lia.

2. Um oficial enviou a seus soldados um telegrama ordenando-lhe que fossem à guerra. O telegrama dizia: "Irão voltarão não morrerão". Todos os soldados morreram na guerra e o oficial garante que não mentiu em seu telegrama. Que pontuação da frase pode provar isso?

3. O diretor pegou em flagrante um funcionário pichando o muro da empresa: “Morte ao diretor ele não é um cara legal”. O funcionário, entretanto, afirmou ao diretor que a sua intenção era outra e, recorrendo à pontuação, conseguiu se safar da demissão imediata. Explique a estratégia utilizada pelo funcionário.

4. Nas frases abaixo, a pontuação estabeleceu uma diferença de sentido. Imagine em que situação cada uma das frases poderia ter sido empregada.
Regina não me atendeu. Quando telefonei pela segunda vez, já era tarde.
Regina não me atendeu quando telefonei pela segunda vez. Já era tarde.


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário