Olhando o atual quadro político-social brasileiro, percebemos que o termo cidadania perde o significado em vista da fome, da corrupção e da falta de união dos nossos cidadãos, situações que parecem ser crônicas no Brasil.
Mesmo sem afastar-nos da região Sudeste, que é considerado o centro comercial e financeiro do país, observamos o próprio retrato da fome, estampado nas grandes favelas ou mesmo nos descamisados esperançosos de outrora. Claro que sempre rodeados por mansões e carros importados que demonstram passivamente os desníveis sociais do país.
Por outro lado, a corrupção vem mostrar-nos, cada vez mais, que homens honestos e de boa índole estão em extinção por aqui. Quadro que piora se descermos ao campo da política, em que o desvio de verbas públicas chega a tal ponto que merendas escolares estão virando café da manhã dos deputados. (...)
1. Há, no texto, palavras e expressões responsáveis por sua "continuidade", ou seja, pela retomada de palavras ou ideias expressas anteriormente. A que se refere, por exemplo:
a) a palavra "situações" do 1º parágrafo?
b) A palavra "quadro" do 3º parágrafo?
2. Para garantir a textualidade de um texto, não basta a retomada de elementos já expressos. A retomada deve levar ao acréscimo de novas informações, a uma ampliação de ideias, o que se chama "progressão".
a) O 2º parágrafo do texto retoma e amplia duas ideias apresentadas no 1º parágrafo. Quais são elas?
b) Em que ideia do 1º parágrafo é retomada e ampliada no 3º parágrafo?
Fonte: Português: Linguagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário