quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Atividade sobre texto argumentativo a partir da redação de um vestibulando


O texto que segue foi escrito por um candidato de um vestibular de uma universidade mineira. Sua transcrição foi feita de acordo com o original e, por isso, é natural que apresente alguns problemas gramaticais. Leia-o para responder às questões a seguir, observando o grau de informatividade que apresenta. 

Violência social

     A violência social vem sendo praticada no mundo inteiro, em todas as classes da sociedade.  
     É uma luta pelo poder e pela sobrevivência. Uns matam e roubam para sobreviver, conseguir um pedaço de pão e ter com que se alimentarem, outros praticam a violência apenas com o objetivo de enriquecerem ainda mais e dominar a classe mais fraca.  
     Há rivalidades até entre famílias, filhos matando pais para tomar o que lhes pertence, irmãos brigando entre si.  
     Brigas por posses de terra, causando guerras entre países como ocorreu há pouco tempo e continua acontecendo.   
     Por qualquer motivo se pratica a violência, uma simples discussão, ciúmes, um lugar na fila do ônibus, etc. Ninguém respeita o próximo, qualquer coisa, por menor que seja, serve de motivo para acabar em violência e basta andarmos uns minutos pelas ruas, para encontrarmos vários exemplos.   
     Assim como há os que praticam a violência pelo poder e pela necessidade, há também muitos que a praticam por prazer, por querer mostrar que pode mais que o outro.

1. No 1º parágrafo, o autor afirma que a violência é praticada "no mundo inteiro", o que nos leva a pressupor que o texto vai ser desenvolvido com exemplos de diferentes países e realidades sociais. Isso se verifica posteriormente no texto? Explique.

2. No 2º Parágrafo, o autor afirma que há os que roubam e matam por fome e os que praticam violência com vistas ao poder.
a) O autor esclarece quem são as pessoas que chama de "uns" e "outros", a que grupos sociais pertencem ou o país onde vivem?
b) Se há pessoas que roubam e matam por fome, então elas são vítimas de uma situação social grave. Logo, elas deveriam ser referidas no mesmo parágrafo que aqueles que praticam a violência pelo poder?

3. Observe o 3º e o 4º parágrafos. Neles, as afirmações são genéricas e sem profundidade. Que informações o autor poderia oferecer para torná-los mais precisos e ricos em ideias?

4. De modo geral, o autor procura explicar o fenômeno da violência, ao longo dos parágrafos, valendo-se de argumentos sociais.
a) Isso ocorre também no 5º parágrafo? Por quê?
b) Qual é o único motivo apresentado para explicar por que o indivíduo é levado à violência?
c) Na sua opinião, esse motivo é suficiente para explicar o fenômeno da violência, no plano individual?

5. No último parágrafo, o autor retoma a ideia principal exposta nos primeiro parágrafos - ou seja, a de que a violência é fruto  da luta pelo poder e pela sobrevivência -, mas introduz uma ideia nova.
a) Qual é essa ideia?
b) Considerando as partes que normalmente compõem a estrutura de um texto, essa ideia está bem exposta no texto lido? Por quê?

6. Como você constatou, o texto apresenta baixa informatividade. Como consequência:
a) a leitura do texto é atraente? Por quê?
b) O autor transmite a impressão de ter domínio do assunto desenvolvido? Por quê?
c) o texto consegue convencer o leitor sobre o ponto de vista que defende? Por quê?


Fonte: Português: Linguagens

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