segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Atividade sobre "estrutura e formação de palavras" a partir de uma tira da Mafalda


Leia esta tira da personagem Mafalda, de Quino:
1. "Saber" significa ter conhecimento, informação pi notícia de alguma coisa. Observe esse verbo conjugado no presente do indicativo: 

(eu) sei            (nós) sabemos
(tu) sabes        (vós) sabeis
(ele) sabe        (eles) sabem

a) Identifique a parte do verbo que se repete em quase todas as pessoas e que informa o seu significado.

b) Indique o que foi acrescentado a essa parte do verbo em cada uma das pessoas verbais a seguir:
- 2ª pessoa do singular
- 3ª pessoa do singular
- 1ª pessoa do plural
- 3ª pessoa do plural

c) No acréscimo feito à parte do verbo que se repete, em quais pessoas aparece também o "-e" que indica a conjugação à qual o verbo "saber" pertence?

2. O adjetivo "terrível" pode se referir tanto a um substantivo masculino quanto a um substantivo feminino. Veja:

homem terrível        mulher terrível

O mesmo não acontece com o adjetivo "belo", que possui duas formas: uma para o masculino e outra para o feminino. Veja:

homem belo        mulher bela

Identifique, na tira, outros adjetivos:
a) que podem se referir tanto ao masculino quanto ao feminino;
b) que têm duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino.

3. Tomando como base a parte das palavras que informa o significado delas, o falante de uma língua pode criar outras palavras. Veja:

pobre => pobreza, empobrecer, pobríssimo, pobretão, pobretona, pobrezinho, pobrinho.

Indique outras palavras que, como "bela", apresenta a partícula "bel-". 

4. No 1º quadrinho da tira, para indicar o feminino de um substantivo, a personagem Susanita criou uma palavra nova.
a) Identifique essa palavra.
b) Indique outras palavras da língua portuguesa que formam o feminino de modo semelhante.


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário