quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Atividade sobre período composto a partir de um texto de Clarice Lispector


Leia o texto abaixo, de Clarice Lispector:

IRMÃOS

- Mas agora vamos brincar de outra coisa. Quero saber se o senhor é inteligente. Este quadro é concreto ou abstrato?
- Abstrato.
- Pois o senhor é burro. É concreto: fui eu que pintei, e pintei nele meus sentimentos e meus sentimentos
são concretos.
- É, mas você não é todo concreto.
- Sou sim!
- Não é! Você não é todo concreto porque seu medo não é concreto. Você não é completamente concreto,
só um pouco.
- Eu sou um gênio e acho que tudo é concreto.

1. No texto, a conjunção "mas" foi empregada duas vezes. Localize essas duas conjunções e responda:
a) Com que finalidade, provavelmente, a personagem que é a primeira a falar emprega essa conjunção no início texto?
b) Na frase: "É, mas você não é todo concreto", que ideia a conjunção "mas" exprime?

2. Que afirmação relativa a palavra "pois", na frase: "Pois o senhor é burro", é correta ?
a) Ela pode ser substituída por "porque", pois expressa justificativa, explicação.
b) Ela pode ser substituída por "logo", pois expressa conclusão.
c) Ela quer dizer "diante disso, nesse caso, então, pois então".​

3. Leia estes dois trechos:
"Você não é todo concreto porque seu medo não é concreto."
"É concreto: fui eu que pintei"

a) No primeiro trecho, que ideia a conjunção destacada expressa?
b) Entre a oração "É concreto" e a oração "fui eu que pintei", há uma conjunção implícita. Qual é essa conjunção e que valor ela tem nesse contexto?

4. Identifique no texto:
a) uma oração iniciada por uma conjunção coordenativa que expressa a ideia de adição.
b) uma frase na qual uma conjunção estabelece a ideia de exclusão entre duas palavras.


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário