TRECHO 1
Sentaram-se à mesa, depois de trocarem os cumprimentos habituais, as brincadeiras de sempre, os elogios forçados:
- Cada vez mais jovem, mãe!
- Pai, cada vez mais forte, heim?
- Filha, você emagreceu!
- Você foi elogiado pelo patrão, filho!
TRECHO 2
Ao sabor da comida misturava-se o ressaibo dos rancores secretos crescendo como ervas malignas cobrindo as almas. O pai me batia mina mãe não me entendia, meu filho estava bêbado na sua formatura e eu me sacrifiquei tanto por ele, a mãe enxotou meu namorado por implicar demais com ele, nunca entendi o que minha filha afinal quer da vida, a mãe sempre preferiu a outra, o pai é um medíocre, a mãe uma atrasada...
1. No primeiro trecho, nota-se a presença de mais de um discurso: o do narrador e o das personagens. As falas das personagens são reproduzidas fielmente.
a) Que tipo de discurso foi empregado na fala das personagens?
b) Que sinal de pontuação foi usado antes das falas das personagens?
c) Passe para o discurso indireto a frase “Cada vez mais jovem, mãe!”, fazendo as adaptações necessárias.
2. No segundo trecho, também se nota a presença de mais de um discurso: o do narrador e o das personagens.
a) Identifique nesse trecho a frase do narrador.
b) Identifique as frases que podem ser atribuídas aos pais e as que podem ser atribuídas aos filhos.
c) Há algum sinal de pontuação antes das falas das personagens?
d) As falas das personagens são introduzidas pela conjunção "que" e "se" ou por verbos de elocução (dizer, falar, perguntar, comentar, etc)?
e) A escolha de um ou outro tipo de discurso nos textos narrativos está vinculada ao sentido que se pretende construir. Que efeito de sentido é criado pela mistura de discursos nesse momento do texto?
Fonte: Português: Linguagens
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