sábado, 2 de janeiro de 2021

Atividade sobre coerência e coesão a partir de um texto de Mário Quintana


O texto abaixo não apresenta textualidade, porque foram suprimidas algumas palavras essenciais para a construção de um sentido. Veja: 

Os livros ___ poemas devem ter margens largas ___ muitas páginas em branco ___ suficientes claros nas paginas impressas, ______ as crianças possam enchê-las ___ desenhos ___ gatos, homens, aviões, casas, chaminés, árvores, luas, pontes, automóveis, cachorros, cavalos, bois, tranças, estrelas ___ que passarão também a fazer parte dos poemas... 

1. Observe estes trechos do texto:
“Os livros __ poemas ...”
“enchê-los __ poemas”

Neles falta a palavra que indica o assunto ou o conteúdo. Qual é essa palavra?
a / com / de  / em / para

2. No trecho “devem ter margens largas __ muitas páginas em branco__ suficientes claros”, o autor enumera elementos que um livro de poemas deve ter.
a) Indique entre as palavras seguintes aquela que pode dar coesão ao trecho, nas duas situações:
mas / ou / e / logo

b) A palavra que completa o trecho, unindo as palavras, indica adição ou oposição?

3. Releia este trecho do texto:
“Os livros de poemas devem ter margens largas [...] , __ as crianças possam enchê-los”

Nele falta uma expressão adequada para exprimir a finalidade de um livro de  poemas ter margens largas. Que expressão é essa?
quando / à medida que / para que / se


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário