domingo, 17 de janeiro de 2021

Atividade sobre Anedota a partir de um texto de Donaldo Bucheitz


Leia esta anedota, de Donaldo Bucheitz:

       Um senhor é abordado na Avenida Rio Branco por um estrangeiro recém-chegado, que lhe pergunta:
      - Por favor, que ônibus devo tomar para ir a Copacabana?
      - É fácil, tome o cento e onze.
      - Três horas depois, o mesmo senhor, passando por ali novamente, encontra o estrangeiro junto ao poste de parada e pergunta-lhe, admirado:
      - Homem, ainda está esperando o ônibus?
      - Ainda, sim senhor. Não me disse que eu deveria tomar o ônibus cento e onze? Pois até agora já contei oitenta e sete. Para chegar a cento e onze ainda falta muito, não é?

1. O que o senhor que deu a informação ao estrangeiro quis dizer com “tome o cento e onze”?

2. Nesse caso, o numeral cento e onze é cardinal ou ordinal?

3. Como o estrangeiro entendeu a informação que recebeu?

4. O numeral "cento e onze" foi entendido pelo estrangeiro com que significado? Assinale a alternativa correta.
- número do ônibus
- posição do ônibus numa determinada sequência
- número de vezes pelo qual uma quantidade de ônibus foi multiplicada
- número de vezes pelo qual uma quantidade de ônibus foi dividida

5. Caso a intenção do senhor que deu a informação fosse indicar a ordem do ônibus a ser pego, como o numeral deveria ter sido dito?


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário