quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Atividade sobre orações subordinadas adverbiais a partir de uma tira da Mafalda


Leia esta tira da personagem Mafalda, de Quino:
1. Observe a construção sintática da frase do 1º balão:
a) Quantas orações há nessa frase?
b) Qual é a oração principal?

2. Compare estes enunciados:
"Amanhã, vou pedir uma bolsa."
"Quando eu crescer, vou pedir uma bolsa."
 
a) O primeiro enunciado é um período simples, isto é, apresenta uma única oração. Que função sintática e que valor semântico tem a palavra "amanhã"?
b) O segundo enunciado é um período composto, isto é, apresenta duas orações. Que oração desempenha um papel semelhante ao da palavra "amanhã"? 

3. Compare estes enunciados:
"Amanhã vou pedir uma bolsa para meus estudos."
"Quando eu crescer, vou pedir uma bolsa para conhecer o Japão."

a) A expressão "para meus estudos", do primeiro enunciado, expressa qual dos seguintes sentidos:
causa / consequência / finalidade / tempo

b) Que oração do segundo enunciado corresponde ao termo "para meus estudos"?


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário