domingo, 3 de janeiro de 2021

Atividade sobre conjunção a partir de uma fábula de Esopo


Leia esta fábula de Esopo:

O Leão e as outras feras

Certo dia o leão saiu para caçar junto com três outras feras, e os quatro pegaram um veado. Com a permissão dos outros, o leão se encarregou de repartir a presa e dividiu o veado em quatro partes iguais. Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços, o leão falou:

    – Calma, meus amigos. Este primeiro pedaço é meu, porque é o meu pedaço. O segundo também é meu, porque sou o rei dos animais. O terceiro vocês vão me dar de presente para homenagear minha coragem e o sujeito maravilhoso que eu sou. E o quarto… Bom, se alguém aí quiser disputar esse pedaço comigo na luta, pode vir que eu estou pronto. Logo, logo a gente fica sabendo quem é o vencedor.

Moral: Nunca forme uma sociedade sem primeiro saber como será a divisão dos lucros.

1. Leia os pares de orações abaixo: 
I. o leão se encarregou de repartir a presa
   dividiu o veado em quatro partes iguais.

II. os outros foram pegar seus pedaços,
    o leão falou:

III. O segundo também é meu, 
      sou o rei dos animais.

Do modo como as orações estão organizadas, não há palavras relacionando-as. Volte ao texto e identifique a palavra que liga as orações de cada um dos pares.

2. Na ligação entre as orações, essas palavras estabeleceram um sentido novo. Em qual par de orações, no texto, a palavra que liga uma oração à outra:
a) estabelece uma relação de adição?
b) introduz a explicação para o que se afirmou na 1ª oração?
c) inicia uma oração que indica circunstância de tempo?

3. Indique o valo semântico expresso por cada conjunção destacada nas frases abaixo:
a) "Porém, quando os outros foram pegar seus pedaços..."
b) "... porque é o meu pedaço"
c) "e o sujeito maravilhoso que eu sou"


Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário