sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Atividade sobre Discurso Direto e Discurso Indireto - texto de Luís Fernando Veríssimo


1. Passe do discurso indireto para o discurso indireto:
a) "- Quero fazer uma tatuagem, mas minha mãe não deixa".
b) "- O ruim da tatuagem é que, se você se arrepender mais tarde, não sai".

2. Reescreva o texto abaixo, passando-o para o discurso direto e fazendo as adaptações necessárias:

Ela me chamou e disse que eu não ficasse triste, mas vovô não ia mais voltar. Perguntei se ele tinha morrido, ela disse que não, mas era como se tivesse. Perguntei se então a gente não ia poder vê-lo nunca mais, ela disse que podia, mas não convinha.

3. Leia o texto que segue, de Luís Fernando Veríssimo:
Duas peças

Pai e Filha, 1951, 52, por aí.
PAI - Minha filha, você vai usar... isso?
FILHA - Vou, pai.
PAI - Mas aparece o umbigo!
FILHA - Que que tem?
PAI - Você vai andar por aí com o umbigo de fora?
FILHA - Por aí, não. Só na praia. Todo mundo está usando duas-peças, pai.
PAI - Minha filha... Pelo seu pai. Pelo nome da família. Pelo seu bom nome. Use maiô de uma peça só.
FILHA - Não quero!
PAI - Então este ano não tem praia!
FILHA - Mas pai!

Pai e filha, 1986.
FILHA - Pai, vou usar maiô de uma peça.
PAI - Muito bem, minha filha. Gostei da sua independência. Por que ser como todas as outras? Uma peça. Ótimo. Você até vai chamar mais atenção.
FILHA - Só não decidi ainda qual das duas, a de cima ou a de baixo.

Reescreva as três últimas falas das personagens, passando-as para o discurso indireto. Se necessário, consulte o quadro sobre as transformações que acontecem na passagem de um discurso para outro.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário