sábado, 2 de janeiro de 2021

Atividade sobre coerência e coesão a partir de um texto da revista Superinteressante


1. No texto que segue, foram suprimidos aluns conectivos. Considerando as indicações entre parênteses e o sentido geral do texto, anote em seu caderno quais são provavelmente esses conectivos.

DESPENCAR NO SONO É NATURAL
Por que, às vezes, ao adormecer, temos a sensação de estar caindo?

O tremelique é absolutamente normal  ______   (adição) tem até nome. Chamado de mioclonia única do adormecer, ele acostuma acontecer uma vez por noite, geralmente na passagem do estágio mais leve do sono para aquele mais profundo. A sensação é causada por uma contração abrupta e involuntária dos músculos de todo o corpo. “Supõe-se que ela ocorra com mais freqüência _____ (tempo) estamos muito cansados _____ (adição) relaxamos rápido demais”, explica o neurologista Rubens Reimão, de São Paulo. Na hora em que acontece, o espasmo causa um desequilíbrio momentâneo mesmo para quem está deitado.   _________(causa) não é considerado um problema neurológico, quase não tem sido estudado. _____ (oposição) nem sempre é tão inofensivo. A impressão de queda merece atenção dos especialistas ____ (tempo) passa a se repetir muitas vezes numa mesma noite. Depois de um sono cheio de tombos imaginários, pode ser um bocado difícil manter os olhos abertos.
(Revista Superinteressante)

2. As frases de cada item abaixo mantêm entre si uma relação lógica subentendida. Reúna as duas frases em uma única, garantindo a coerência e a coesão das ideias. Para isso, empregue conectivos como: 
mas, porque, por isso, que, embora, apesar de, pois,  e, porém

a) Faço natação todos os dias. Faço judô duas vezes por semana.
b) Não estou me sentindo muito bem. Vou para casa.
c) Foi para casa. Não estava se sentindo bem.
d) Tomei um táxi até o aeroporto. Não consegui tomar o avião a tempo.
e) Não consegui tomar o avião a tempo. Tomei um táxi até o aeroporto.
f) O mecânico nos socorreu na estrada. Não conseguiu achar o defeito do carro.
g) Vamos entrar. Vai chover.


Fonte: Português: Linguagens

Um comentário: