segunda-feira, 14 de março de 2022

Aula de português: Atividade sobre concordância nominal


Leia o poema "Meu tio não é bandido", de Ricardo Azevedo:

Meu tio não é bandido
O meu tio não é mocinho
O meu tio não é herói
não é índio, nem cowboy
não luta com todo mundo
não dá tiro nem pancada
às vezes, de medo voa
Ele é só uma pessoa.

1. Reescreva o poema em seu caderno, substituindo o substantivo "tio" por "tias" e fazendo as adaptações necessárias. 

2. Reflita sobre alguns casos importantes de concordância nominal:
I. Ele diz "Obrigado" e ela diz "...................."

II. A palavra "menos" não tem feminino:
O adequado é dizer "Tenho ............... roupas."

III. Advérbios (mesmo, meio, bastante, muito, etc) não variam:
"Elas são sozinhas .................."
"Estou ............... desconfiada."
"Elas são ................ lindas."

IV. Adjetivos variam:
"As .............. (mesmo) meninas"
"Tenho ................ (meio) xícara de café."
"Há ................ (bastante) mulheres aqui."

V. "É proibida a entrada" (com artigo "a")
"É ................. entrada" (sem artigo "a")

3. Reescreva a frase abaixo substituindo a palavra "patinho" por "patinhas" e fazendo as modificações necessárias.
"O meu primeiro patinho amarelo a chegar à fazenda era estrangeiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário