terça-feira, 1 de março de 2022

Atividade sobre conjunções a partir de um anúncio publicitário



Leia este anúncio do Sindicato dos Médicos do Ceará:
CRÉDITOS: Delantero Comunicação (CE)

1. Observe os aspectos enunciativos do texto.
a. Quem é o locutor ou o responsável pelo anúncio?

b. Levante hipóteses: Qual é o público-alvo?

c. Qual é a finalidade do texto?

d. Levante hipóteses: Onde e quando o texto pode ter circulado?

2. No enunciado principal do anúncio, lemos:

"Queima de fogos ou 11.000 mamografias"

a. Considerando a frase que está abaixo desse enunciado - "Não é falta de recurso. É falta de prioridade" -, explique o sentido do enunciado principal.

b. Que sentido apresenta a conjunção ou no enunciado principal: de alternância, de exclusão ou de adição?

3. No enunciado "Não é falta de recurso. É falta de prioridade", há duas orações, que poderiam ser ligadas por uma conjunção, transformando-o numa única frase.
a. Qual das conjunções a seguir poderia fazer a conexão das orações, mantendo o sentido original?
- pois
- mas
- e
- não só... mas também

b. Compare os dois enunciados, com e sem a conjunção que você apontou no item anterior. Que diferença de sentido existe entre eles?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário