segunda-feira, 21 de março de 2022

Aula de português: atividade sobre interjeição a partir de um poema de Ulisses Tavares



Leia este poema, de Ulisses Tavares:

Honoris causa

Ah, o amor é uma bobagem
Escrevi, li, conversei a respeito.
Mas depois de conhecer você
Bagunçou tudo no meu peito
Perguntam se o amor é nada?
Ora, mais respeito se dê!
Bolas, isso é pergunta de quem
Não conhece você!
(Diário de uma paixão. São Paulo: Editorial, 2003. s/p.) 

# Questões:
1. Qual é o tema do poema?

2. O poema pode ser dividido em duas partes, cada uma delas relacionada a uma fase vivida pelo eu lírico.
a. Quais são essas fases? Que versos correspondem a cada uma delas?

b. Que fato foi responsável por essa mudança? Que versos do poema correspondem a esse fato?

3. As alterações emocionais do eu lírico também podem ser notadas a partir do emprego de algumas palavras. Observe, no texto, as palavras "Ah", "Ora" e "Bolas".
a. Que tipo de sentimento expressa a palavra "Ah" no 1º verso? Que relação ela tem com as ideias da primeira parte do poema?

b. Que sentimentos expressam as palavras "Ora" e "Bolas" no contexto? Que relação elas têm com a segunda parte do poema?

4. Depois de ler o sentido da expressão latina "honoris causa", explique por que o poema foi nomeado com ela.

5. A palavra "Ah" pode apresentar outros sentidos, além do que você apontou na questão anterior. Troque ideias com os colegas e indique o sentido da palavra "Ah" em cada uma das situações a seguir.
- Ah, já ia me esquecendo: você quer ser meu padrinho de casamento?

- Ah! Não suporto mais este trânsito!

- Ah! As férias finalmente chegaram.

- Ah! Francamente! Isso são horas de chegar?

- "Ah!... hoje vou passear a minha mão
Pela tua mão
Pelo teu rosto
Pelos teus cabelos...
Vou entrelaçar meus dedos
Entre teus dedos..."
(Chico Araújo. "Nós". In: Versos de setembro e outras insurreições. Fortaleza: Gráfica LCR, 2008. p. 56.)

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário