terça-feira, 1 de março de 2022

Atividade de interpretação da música "Nada Tanto Assim", da banda Kid Abelha



Leia a música "Nada Tanto Assim", da banda Kid Abelha, composta por Bruno Fortunato e Leoni:

Só tenho tempo pras manchetes no metrô
E o que acontece na novela
Alguém me conta no corredor
Escolho os filmes que eu não vejo no elevador
Pelas estrelas que eu encontro
Na crítica do leitor

Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim

Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim

Eu me concentro em apostilas
Coisa tão normal
Leio os roteiros de viagem
Enquanto rola o comercial
Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal
Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal

Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim

Eu tenho pressa
E tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim.

# Questões:
1.  O “metrô” (linha 1), no contexto apresentado, além de ser um meio de transporte, representa também
a. um dos lugares em que o personagem se permite ler notícias de entretenimento: artigos sobre filmes, novelas e viagens.
b. o único lugar em que o personagem dedica um tempo para se informar sobre os acontecimentos mais importantes.
c. um local em que o personagem reflete sobre o estresse da sua vida e procura ler notícias agradáveis para se distrair.
d. o único momento em que o personagem consegue fugir da sua rotina estressante.
e. o único momento em que o personagem abandona a leitura de apostilas. 

2. A letra da música indica algumas pistas sobre o perfil do eu lírico que se expressa nela. Qual seria esse perfil?
a. de um jovem estudante, urbano.
b. de um rapaz trabalhador e pai de família.
c. de um jovem desempregado e do interior.
d. de um senhor aposentado, urbano.

3. O cotidiano agitado da vida moderna das grandes cidades inundam informações de forma abundante a todo momento, através dos meios de comunicação. O eu lírico da letra se refere a essa chuva de informações citando os veículos de comunicação de massa. A partir da primeira estrofe, quais são os meios massivos de comunicação mencionados?
a. Revistas, internet e música.  
b. Jornais, televisão e cinema.
c. Televisão, rádios e metrôs. 
d. Jornais, novelas e teatros.

4. Afinal, do que o eu lírico se questiona na letra da música "Nada Tanto Assim"?
a. Da falta de tempo para o lazer e para buscar mais conhecimento.
b. Da falta de tempo para estudar e buscar mais conhecimento.
c. Do excesso de tempo para lazer e entretenimento.
d. Do excesso de tempo para ler textos que interessam a ele.

5. No trecho “eu sei de quase tudo um pouco / e quase tudo mal”, o eu lírico aponta para que percepção de vida?
a. uma vida preciosa
b. uma vida agitada
c. uma vida rigorosa
d. uma vida superficial

6. No trecho "Leio os roteiros de viagem / Enquanto rola o comercial", a conjunção "enquanto" indica ideia de
a. consequência
b. causa
c. tempo
d. condição

Nenhum comentário:

Postar um comentário