HORA DE ESCREVER
Como você sabe, no final da unidade haverá a produção, em grupo, de um jornal. Seguem duas propostas de produção de editorial, texto que depois será publicado no jornal do grupo. Combine com o professor a melhor forma de realizar o trabalho, a organização em grupos e quais grupos ficam responsáveis por uma ou outra proposta.
1. O cartum abaixo, de André Dahmer, satiriza uma situação muito comum nos dias de hoje, relacionada ao choque de gerações observado entre pais e filhos. Inspirem-se no cartum e escrevam um editorial, discutindo esse tema. Pensem em como as diferenças entre gerações afetam a vida da comunidade, bem como o público-alvo do jornal do grupo. Ao tratar do tema, escolham um dos aspectos a seguir, ou outro que prefiram.
- O conflito entre as gerações na convivência em família
- A convivência entre diferentes gerações no contexto da escola
- Conflito de gerações no ambiente de trabalho
- As novas tecnologias e o choque de gerações
FONTE: (Disponível em: www.folha.uol.com.br/ilustrissima/2014/02/1408951-veja-quadrinhos-de-andre-dahmer-e-roz-chast.shtml. Acesso em: 29/6/2017.) CRÉDITOS: André Dahmer/Acervo do cartunista
2. Produzam um editorial sobre um assunto relacionado a política, a economia, a moda ou a outro tema. Procurem abordar o assunto por uma perspectiva que leve em conta os interesses da comunidade escolar ou do bairro.
ANTES DE ESCREVER
Planejem o editorial, seguindo estas orientações:
- Discutam o assunto e cheguem a um consenso, independentemente das opiniões individuais, sobre o ponto de vista a ser adotado no editorial. Considerem quem é o público-alvo e qual é a imagem que vocês querem construir para o jornal.
- Escrevam em 3ª pessoa e deem um tom impessoal ao texto, abordando o assunto em nome do jornal, e não do ponto de vista de uma única pessoa.
- Fundamentem com exemplos concretos, fatos, dados numéricos, falas de especialistas, entre outras possibilidades, o ponto de vista defendido.
- Deem uma estrutura ao texto: apresentação do assunto ou problema enfocado; exposição de ideias das pessoas em geral sobre o assunto; desenvolvimento da argumentação, com dados que a fundamentem; fechamento.
- Deem um título ao editorial.
Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.
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