terça-feira, 22 de março de 2022

Atividade de entrevista com o jogador Neymar - "Acho que é minha última Copa"



Leia a entrevista com o jogador Neymar, dinamizada por um jornalista da emissora DAZN, em 10/10/2021:

'Acho que é minha última Copa', diz Neymar sobre Mundial no Catar

Desde sua estreia na Seleção em 2010, Neymar conquistou a Copa das Confederações 2013, a medalha de ouro nos Jogos Rio-2016 e se tornou o segundo maior artilheiro da seleção brasileira, atrás apenas de Pelé

Como foi pra você desfalcar a Seleção na Copa de 2014 no Brasil? 
NEYMAR - Foi um momento dos piores da minha carreira. E acabou... né?... tirando o meu sonho de continuar a jogar a Copa do Mundo, a semifinal e as finais. Bom, e quando eu sinto a pancada no lance, né?... eu lembro que o Marcelo tenta me levantar, só que tava doendo muito. E eu tento mexer as minhas pernas e eu não consigo. Não tenho força para levantar. Aí eu falo "não dá, não sinto nada". Aí eu vou pra enfermaria do estádio com a perna dobrada. O médico estica a minha perna assim e dá um choque e não conseguia mexer meus pés. Vou para o hospital, faço os exames e o médico fala: "Você está fora da Copa". Aí já comecei a chorar.

Como você encara a Copa do Mundo de 2022 no Qatar?
NEYMAR - Acho que é a minha última Copa do Mundo. Eu encaro como a minha última porque não sei se terei mais condições, de cabeça, de aguentar mais futebol. Então vou fazer de tudo para chegar muito bem, fazer de tudo para ganhar com meu país. Pra realizar o meu sonho desde pequeno e espero poder conseguir.
Fonte: In: https://www.youtube.com/watch?v=ImalWxLcbHY

# Exercícios: 
1. Sobre os interlocutores da entrevista:
a) Quem é o entrevistado?
b) Quem é o entrevistador?

2. Sobre o título da entrevista, com que intenção o jornalista teria escolhido esse título?

3. Entre o título e o início da entrevista há um texto. Qual o objetivo desse texto?

4. Normalmente, quando uma pessoa é entrevistada, há interesse sobre algo novo que ela tenha a dizer. No caso do Neymar, que já é conhecido pelo público, o que motivou o jornalista a entrevistá-lo?

5. Sobre as perguntas feitas para a entrevista:
a) Demonstram ter sido previamente elaboradas para Neymar?
b) Para que tipos de assuntos se direcionam?
c) São assuntos polêmicos? Justifique.

6. Sobre as respostas de Neymar:
a) O que elas revelam sobre ele?
b) Foram respostas que despertam a atenção do público?

7. O entrevistado se mostra pessimista ou otimista em relação à sua participação na próxima Copa do Mundo? Justifique.

8. Observe a linguagem usada pelo entrevistador e pelo entrevistado. Que variedade linguística foi empregada?

9. Na sua opinião, por que Neymar acredita que a Copa de 2022 possa ser a última dele? 

10. Você acredita que o Neymar ainda seja o principal nome da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022? Por quê? 

11. Resuma: quais as principais características de uma entrevista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário