terça-feira, 1 de março de 2022

Atividade sobre preposições e conjunções a partir de um anúncio publicitário



Leia o folheto educativo abaixo.
FONTE: (Prefeitura de São Paulo)

1. O folheto faz parte de uma campanha de trânsito. Pode-se dizer que, na época da divulgação do folheto, tratava-se de uma campanha nova ou de uma campanha já em curso? Justifique com elementos do texto.

2. No anúncio, há preposições e conjunções. 
a. No enunciado principal, identifique os termos que são ligados pelas preposições:
- "O número de atropelamentos"

- "A luta pelo respeito à faixa de pedestre continua"

b. E qual transmite a noção de "em favor de"?

c. Qual é o sentido da preposição "de" em "faixa de pedestre"?

3. No enunciado principal, há uma conjunção.
a. Identifique-a e comente seu papel na construção do enunciado.

b. Se a campanha de trânsito vem dando certo, por que foi empregada a conjunção "mas" e não a conjunção "e", por exemplo?

c. Modifique a segunda oração da sentença, introduzindo-a pela conjunção "e" com valor de adição. Faça as alterações necessárias para que o emprego dessa conjunção seja coerente com o conteúdo do enunciado.

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário