Leia o folheto educativo abaixo.
FONTE: (Prefeitura de São Paulo)
1. O folheto faz parte de uma campanha de trânsito. Pode-se dizer que, na época da divulgação do folheto, tratava-se de uma campanha nova ou de uma campanha já em curso? Justifique com elementos do texto.
2. No anúncio, há preposições e conjunções.
a. No enunciado principal, identifique os termos que são ligados pelas preposições:
- "O número de atropelamentos"
- "A luta pelo respeito à faixa de pedestre continua"
b. E qual transmite a noção de "em favor de"?
c. Qual é o sentido da preposição "de" em "faixa de pedestre"?
3. No enunciado principal, há uma conjunção.
a. Identifique-a e comente seu papel na construção do enunciado.
b. Se a campanha de trânsito vem dando certo, por que foi empregada a conjunção "mas" e não a conjunção "e", por exemplo?
c. Modifique a segunda oração da sentença, introduzindo-a pela conjunção "e" com valor de adição. Faça as alterações necessárias para que o emprego dessa conjunção seja coerente com o conteúdo do enunciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário