sábado, 12 de junho de 2010

Gabarito - Interpretação de cartum MAITENA | Período composto



# Respostas:

1) Maitena satiriza as viagens de turismo em que as pessoas passam o tempo todo correndo de um lado para o outro, tentando ver todas as "atrações" do lugar para onde viajaram.
> Enquanto o marido conta, excitado, todas as visitas e passeios feitos, a mulher demonstra sua insatisfação por não ter tido tempo de fazer compras. O que fica evidente é que os dois tinham expectativas muito diferentes em relação à viagem.

2) O recurso gramatical é a apresentação de uma série de ações nomeadas por verbos (fomos, provamos, caminhamos, tiramos [fotos].filmamos, visitamos).
> Como todas as ações nomeadas vêm apresentadas em sequência na fala do marido, separada somente por vírgulas, a impressão que essa estrutura provoca é a do encadeamento incessante de atividades em um breve espaço de tempo, quase como se o casal não tivesse tido oportunidade para descansar.

3) O cartum tematiza o fato de o namorado da filha de uma das senhoras não ter um "trabalho" regular. Ele é um artista.
a) Quando diz que se acalmou ao saber que o namorado da filha se dedicava à pintura e, depois, explica ter imaginado que ele era um pintor de apartamentos, a primeira senhora deixa implícita a sua opinião negativa sobre a atividade artística. Para ela, dedicar-se à pintura não é um "trabalho".
b) "Que trabalhava!". Essa expressão, associada ao comentário anterior (explicação de que imaginava que o namorado fosse um pintor de apartamentos), deixa claro que, para ela, pintura artística não é um trabalho. O uso do pretérito imperfeito do verbo reforça essa ideia.

4) A primeira reação foi de calma, quando a filha informou que o namorado se dedicava à pintura. Essa reação é justificada pelo fato de a mãe supor que o rapaz é pintor de paredes.
> A segunda reação foi a de preocupação, quando descobriu que o rapaz era pintor de quadros. O que permite identificar tal reação é o comentário sobre ter "imaginado outra coisa" a respeito da ocupação do rapaz, que a teria deixado tranquila. Como sua conclusão inicial estava equivocada, podemos
imaginar que ela não tinha motivos para continuar tranquila.

5.
a) No primeiro trecho.
b) As conjunções quando, que, porque. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário