segunda-feira, 7 de junho de 2010
Gabarito - Atividades sobre tipos de sujeito (II)
# Respostas:
1.
a) É meio-dia.
b) Não, é uma oração sem sujeito.
c) Na oração “Bate meio-dia”, o sujeito é meio-dia.
2.
a) metade (metade do dia)
b) centro (centro do mundo)
3.
a) Cria cores e formas.
b) Porque os balões também possuem cores e formas.
c)
• O friozinho da barriga.
• Fome.
4.
a) É imaginação infantil.
b) Para ele, o meio do mundo é o meio da rua.
5.
a) O poema cria um jogo de tempo e espaço a partir das expressões “meio-dia” e “no meio do mundo”.
b) O poema trabalha com oposições, como entre o “friozinho” da barriga do menino e os raios de sol do meio-dia; entre a triste realidade da fome e o alegre mundo de imaginação da criança.
c) Na construção do poema há um movimento que caminha do geral — “é meio-dia”, “no meio do mundo” — para o particular — “no friozinho da barriga / do menino da rua”.
d) No movimento do geral para o particular verificado no poema, passa-se pelo seguinte caminho: dentro do mundo há um país, dentro deste uma cidade, e dentro desta uma rua. E nessa rua há um menino, e na barriga dele há fome. A fome, portanto, é uma situação particular, mas no poema acaba ganhando uma dimensão social e universal, já que esse menino não é o único a viver nas ruas nem o único ser humano a sentir fome.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário