domingo, 13 de junho de 2010

Gabarito - Interpretação de crônica argumentativa | Pesadelo paulistano



# Respostas:

1) Sobre um fato do cotidiano

2)
a. O pesadelo, para o cronista, é a presença ininterrupta de TVs ligadas em bares e restaurantes de toda a cidade.
b. Ele é contra essa onipresença da TV em bares e restaurantes.
c. “É triste, irritante e assustador constatar que, de uns tempos pra cá, na maioria dos bares e restaurantes de São Paulo há uma ou mais TVs ligadas.”

3)
a. “Imagino que se as TVs de plasma se tornaram símbolo de status – o dono de bar/restaurante que não tem a sua está excluído do mercado. Ele precisa fornecer esse serviço ao consumidor. Ou então elas são uma reação publicitária à cidade limpa do prefeito Kassab: se não se podem usar outdoors, enfiam as propagandas porta adentro.”

b. “Pessoalmente, não me incomodo de assistir, uma vez ou outra, a alguma partida de futebol, embora não torça pra time nenhum. Durante o jogo, se o públicos faz questão, tudo bem: TV ligada. A tela verde por duas horas, às vezes um lance que vale a pena ser visto...”

c. “se o públicos faz questão, tudo bem: TV ligada.” “É a realidade brasileira, mano”, me disse um garçom a quem perguntei se ele não cansava daquele programa sensacionalista. E ele tem razão.”

4)
a. Uma situação em que o leitor estaria bebendo e comendo em um ambiente em que a TV estivesse exibindo um filme com cenas de violência e sangue.

b. O cronista propõe que o cliente registre uma queixa, manifestando sua insatisfação pela presença da TV no estabelecimento. Essa proposta pede uma postura ativa dos clientes para interferir na realidade, tentando mudá-la. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário