sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gabarito - Análise tirinha Gaturro | Classificação dos substantivos



# Respostas:

1) Os substantivos utilizados por Gaturro são: avental, mochila, livros, estojo, maçã e vontade. O substantivo vontade é abstrato; os demais substantivos são concretos.
> Os substantivos avental, mochila, livros, estojo e maçã são concretos porque nomeiam seres (objetos) que têm uma existência independente. O substantivo vontade é classificado como abstrato porque nomeia um sentimento, algo que não tem uma existência independente: sua manifestação está associada a outro ser (Gaturro).

2) Ao afirmar que sempre se esquece de levar a vontade (de estudar) para a escola, Gaturro deixa claro que, em geral, ele não deseja estar neste ambiente. É o contraste entre os substantivos concretos (avental, mochila, livros, estojo e maçã) e o substantivo abstrato (vontade) que, no contexto da tira, produz o efeito de humor, porque evidencia que, embora Gaturro tenha todos os elementos de que necessitaria na escola, falta-lhe um sentimento essencial, nomeado pelo último substantivo apresentado: a vontade de estar ali. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário