quinta-feira, 15 de março de 2012

Exercícios sobre encontros vocálicos, letras, fonemas e dígrafos


O texto com que trabalharemos chama-se “Louco sentado no muro”. Retire as letras W, Y e K e encontrará uma definição importante. Reescreva a frase, fazendo as devidas alterações.
AWYLKOUKCKURAWYKÉ,WYKSEGUNDYOAPSIYCOLOYGIA,YKWUMAYCONDIÇÃODAMENTEHUMANAWYKCAWYKRAKCTEIZADWYKAPORPENSAMENTOSYONSIDERADOS"ANORWYKMAIS"PELWYKAKWYKSOKCIEYDADE.AWYKVERDADEIRACONYSTATAÇÃODAINSANIDWYKADEENTALYDEYKUMKINDIVÍDUOSÓPODESYERYFEYITAPORWYKESPECIWYKALISTASEMPSYICOPATOLOGIKA.

LOUCO SENTADO NO MURORicardo Azevedo

Era noite escura. Um carro vinha passando na frente de um hospício. De repente, o pneu furou. Descendo do carro, o motorista abriu o porta-malas e pegou o pneu reserva. Depois, com o macaco, tirou o pneu furado e colocou os parafusos numa latinha. Quando colocava o pneu reserva na roda, passou um automóvel em alta velocidade atirando a latinha longe.
O sujeito ficou parado um tempão procurando os parafusos, mas não achou nada. Desanimado, sentou-se na calçada sem saber o que fazer. Sem os parafusos, como iria prender o pneu? O pior: uma garoinha fria e fina começava a cair.
Estava assim quando escutou o barulhinho.
-Psiu, moço.
Era um louco sentado no alto do muro do hospício. Vestia um pijama listrado, tinha uns óculos desenhados no rosto e um penico enterrado na cabeça.
- Furou o pneu a?
O homem do carro não queria puxar conversa, mas, por educação, achou melhor responder:
- Furou, e o pior é que os parafusos sumiram.
O louco coçou a orelha com um espanador.
- Mas isso é muito simples!
- Lá vem besteira – pensou o homem.
- Primeiro – explicou o louco – o senhor tira um parafuso de cada pneu; depois prende o pneu novo com os três parafusos. Com um parafuso a menos em cada roda, dá para andar muito bem. Amanhã, logo cedo, o senhor procura uma loja, compra um jogo de parafusos novos e o assunto está resolvido.
O homem ficou admirado. A ideia era muito boa. Em pouco tempo, o carro estava pronto pra continuar a viagem.
Antes de partir, agradecido, o homem do carro quis saber:
- Desculpe a pergunta, mas... você não é louco?

- Sou – respondeu o outro, picando uma nota de cinco reais com a tesoura.
- Como conseguiu ter uma ideia tão boa?
O louco sorriu:
- Sou louco, mas não sou burro!


VOCABULÁRIO
1) Encontre, no texto, um sinônimo para a palavra “chuva”.

2) O termo “macaco” é empregado, no texto, com qual dos sentidos abaixo?
( ) mamífero do grupo dos primatas ( ) ferramenta para levantar grandes pesos

ATIVIDADES DE PÓS-LEITURA1) Ordene as ações abaixo conforme os fatos são narrados no texto:
( ) O louco deu a sugestão ao personagem de usar três parafusos em cada roda.
( ) O personagem aceitou a sugestão e o carro voltou a andar.
( ) De repente, o pneu furou. Ao trocá-lo, o personagem perdeu os parafusos.
( ) Em uma noite escura, um carro passava em frente a um hospício.
( ) O louco disse que era louco mas não burro.
2) Quem são os personagens envolvidos no conflito?

3) Como é descrito o louco?

4) Por que o homem pensou “Lá vem besteira”?

5) Por que o homem ficou admirado?

6) A solução da história parte de um determinado personagem que personagem é esse? Por que esse fato torna-se engraçado?

7) Há uma expressão que nos remete ao momento em que tudo acontece. Qual é essa expressão?

ATIVIDADES GRAMATICAIS1) Leia os versos abaixo e responda as questões:

“Lá por trás daquela serra
Tem um pé de melancia,
A menina que eu gostava
Me abraçou como eu queria.”
(Ricardo Azevedo)
a) No verso acima, há duas palavras que contém hiato e uma palavra que contém ditongo. Sublinhe as palavras com hiato e circule a palavra que tem ditongo.

“A fogueira da vaidade
Vive acesa noite e dia, b)Classifique os encontros vocálicos das palavras sublinhadas
Mas, da sua claridade,
Todos voltam de alma fria.”
(Patativa de Assaré)


“Se saudade matasse
Muita gente morreria,
E eu seria a primeira
Que a saudade mataria.”
(Autor desconhecido)

“Eu coloquei o meu nome
No teu relógio querida!
Faça agora o que quiser
Das horas da minha vida.”
(Autor desconhecido)

c) Conte o número de letras e fonemas das palavras sublinhadas nos dois versos acima, indicando a ocorrência de dígrafos. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...