quinta-feira, 15 de março de 2012

Aula: Análise da música "Nenhum motivo explica a guerra"


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Nenhum motivo explica a guerra", da banda AfroReggae


Nenhum Motivo Explica a Guerra
Nenhum motivo explica a guerra
Nem a grana
Nem a ganância
Nem a vingança, nem avanço industrial

Nem esperança, nem o ideal
Nem em nome do bem, contra o mal

Nenhum motivo explica a guerra
Nem a sede de poder
Nem o medo de perder

Nem a ira
Nem a mentira
Nem a conquista territorial

Ninguém tem que fazer o que não quer
Nenhum motivo explica a guerra
Ninguém precisa ser o que não é
Nada justifica não

Nenhum motivo explica a guerra
Nem cobiça, nem controle populacional
Nem vergonha, nem orgulho nacional

Nem a crença, nem a defesa
Nem a raça, nem a fé

Ninguém tem que seguir o que não crê
Nenhum motivo explica a guerra

Ninguém tem que fazer o que não quer…

Grana, ganância
Sede de poder

Ira, mentira
Medo de perder


Defesa, vingança / Raça, fé / Esperança(Afroreggae)

Exercícios:01) De acordo com o poeta, que motivos levam os homens a ter motivos para a guerra?

02) A que guerras a letra da canção parece estar se referindo?

03) Podemos ver que também coisas "boas" podem ser motivos de guerra. Identifique essas "coisas" e justifique sua resposta:

04) Que argumentos, que buscam justificar a guerra, são combatidos na música?

05) Você relaciona algum desses argumentos a conflitos do cotidiano e da historia do mundo? Comente:

06) No contexto da canção, explique, com exemplos, o que o autor quer dizer com:
a) Ninguém tem que fazer o que não quer;
b) Ninguém precisa ser o que não é;
c) Ninguém tem que seguir o que não crê;

07) Explique o verso "Ninguém tem que fazer o que não quer…” com as suas palavras:

08) Você já foi obrigado a fazer o que não queria? Comente:

09) Você acredita que o ser humano muitas vezes faz coisas que não gostaria de fazer? Justifique sua resposta.

10) O "Afroreggae" é um grupo de uma comunidade criado com um objetivo. Você sabe que objetivo é esse?

11) Explique a antítese presente no verso: “Nem em nome do bem contra o mal”:

12) Classifique a rima nos versos: “Nem a ira / Nem a mentira”:

13) Anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia,com o objetivo de enfatizar uma ideia. Que ideia é realçada com essa figura na música?

14) O autor da música cita vários motivos que muitos usam como pretexto para "guerra" (seja no sentido literal ou conotativo). Enumere-os:

15) Escreva um texto dissertativo sobre o tema guerra X paz :

16) ‘Nenhum motivo explica a guerra”. Por que o eu lírico repete várias vezes essa frase? Você concorda com ele?

17) Utilizando o mesmo verso acima, qual a sensação / sentimento domina o eu lírico nesse verso? Por quê?

18) Escreva cinco sugestões que poderiam evitar a guerra:

19) Faça uma lista de dez palavras relacionadas à guerra. Em seguida organize-as dentro de um texto dissertativo sobre o tema:

20) Você concorda com a afirmação contida no verso “Ninguém tem que fazer o que não quer”?

21) "O Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993, inicialmente como um jornal informativo (Afro Reggae Notícias) das festas que o grupo realizava e também a valorização da cultura negra voltada sobretudo aos jovens ligados a música como reggae, soul e hiphop. O objetivo do AfroReggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral. Foi criado o Núcleo Comunitário de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais como: dança, percussão, futebol, reciclagem de resíduos e capoeira."

Para fazermos análise de um texto é imprescindível que se faça uma leitura detalhada do contexto de produção do gênero. Levando-se em conta a explicação dos autores da música em estudo, faça um texto de opinião argumentando seu ponto de vista em relação ao assunto tratado:
(Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Rosa Maria, Lourdes Galhardo, Sonia Henriques, Zizi Cassemiro, Maria Regina) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...