quarta-feira, 7 de março de 2012

Aula: Texto e discurso


Conceituando:

Texto é uma unidade linguística que tem sentido e intencionalidade comunicativa.

Discurso é a atividade comunicativa capaz de gerar sentido desenvolvido entre interlocutores.

Exercícios:
Leia esta tira de Laerte e responda às questões propostas:


1. A tira retrata uma situação comum do cotidiano: duas pessoas conversam, interagindo entre si por meio da linguagem. Observe os elementos que compõem o 1º e o 2º quadrinhos e que, portanto, estabelecem a situação comunicativa: um carro está à venda e um homem, dirigindo-se a outro, faz comentários sobre o carro. Com base nesses quadrinhos, responda:
a)Que tipo de comentários o homem mais alto faz sobre o carro?
b)Esses comentários levam-nos a crer que o personagem desempenha no
contexto o papel de vendedor ou de comprador? Por quê?

2. Releia o 4º quadrinho. Nele, passamos a ter conhecimento de uma informação nova sobre a situação comunicativa, a qual atribui sentidos diferentes ao diálogo.
a) Qual é essa afirmação?
b) Portanto, qual era a intenção comunicativa do homem mais alto, desde o 1º quadrinho?
c)Pela resposta do homem mais baixo (“Tudo bem. Mas eu quero comprar mesmo assim.”), é possível deduzir que ele acreditou nos comentários do homem mais alto?
d) Considerando que o texto é uma tira de quadrinhos, por que Laerte só revela essa informação no último quadrinho?

3. No último quadrinho, o proprietário do carro diz: “Não!! Eu amo ele!!”. O emprego do pronome ele não está de acordo com o padrão culto da língua. Apesar disso, é possível dizer que essa construção é coerente na situação comunicativa em que foi utilizada. Justifique-a com duas
razões.

# RESPOSTAS (GABARITO)