sexta-feira, 24 de abril de 2020

Atividade sobre Poesia Romântica - "Meus oito anos" de Casimiro de Abreu




Leia um trecho da poesia abaixo do poeta Casimiro de Abreu, da Segunda Geração do Romantismo no Brasil:

MEUS OITO ANOS

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais! 
(...)

1) Qual é o assunto desse poema?
A) As carícias de mãe.
B) As mágoas da infância.
C) As belezas da natureza.
D) As saudades da infância.

2) A voz que se expressa no poema é de um/uma:
A) sujeito poético (eu lírico)
B) narrador em 1ª pessoa.
C) narrador em 3ª pessoa.
D) personagem protagonista.

3. A palavra "aurora" tem como significado primeiro "o início da manhã". Qual seria o sentido figurado desta palavra na poesia?
a) o princípio do dia
b) a infância
c) o amanhecer
d) o raiar do sol

4. Qual a comparação que o poeta quis passar ao empregar a palavra "aurora"?
a) com a manifestação inicial das coisas comuns
b) com o brilho da luz das manhãs
c) com o início do ciclo da vida
d) com o ambiente natural

5. No verso "Que os anos não trazem mais" há uma característica romântica. Qual é?
a) exaltação da natureza
b) volta ao passado (saudade da infância)
c) poesia social e libertária
d) busca da identidade Nacional

6. Nos versos, evidenciam-se as seguintes características românticas:
a) nacionalismo e religiosidade.
b) sentimentalismo e saudosismo.
c) subjetivismo e condoreirismo.
d) egocentrismo e medievalismo.

7) O poema “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu tem a finalidade de
A) expor uma opinião sobre a infância.
B) descrever as brincadeiras de infância.
C) expressar sentimentos saudosistas da infância.
D) noticiar sobre acontecimentos tristes da infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário