sexta-feira, 17 de abril de 2020

Atividade sobre o gênero textual "Diário"




Apesar de seu caráter íntimo, o diário pode se tornar um documento histórico ao retratar uma determinada época e se tornar público por registrar fatos do dia-a-dia pela perspectiva de uma pessoa interessante, como o famoso "Diário de Anne Frank". Originalmente, esse simples diário de adolescente se revelou um emocionante testemunho do terror nazista e acabou traduzido para muitas línguas, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. O diário da menina Anne, escrito entre 12 de junho de 1942 e 1° de agosto de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, comove os leitores até hoje por ser a reflexão e o desabafo de uma adolescente que acreditava que voltaria a viver em liberdade, o que infelizmente não aconteceu.

Leia, a seguir, alguns fragmentos do "Diário de Anne Frank" e tente perceber as características desse gênero.

12 de junho de 1942
Espero poder contar tudo a você, como nunca pude contar a ninguém, e espero que você seja uma grande fonte de conforto e ajuda. (...)

Esse modo de manter um diário é bem melhor, e agora mal posso esperar os momentos de escrever em você. Ah, estou tão feliz por ter você comigo!

Domingo, 14 de junho de 1942
Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)

(...) Pouco depois das sete horas, fui ver papai e mamãe e, depois, fui à sala abrir meus presentes, e você foi o primeiro que vi, talvez um dos meus melhores presentes. Depois, em cima da mesa, havia um buquê de rosas, algumas peônias e um vaso de planta. De papai e mamãe ganhei uma blusa azul, um jogo, uma garrafa de suco de uva. (...)

Depois, Hanneli veio me pegar, e fomos para a escola. Na hora do recreio, distribuí biscoitos para os meus colegas e professores e, logo depois, estava na hora de voltar aos estudos. Só cheguei em casa às cinco horas, pois fui à ginástica com o resto da turma. (Não me deixam participar, porque meus ombros e meus quadris tendem a se deslocar.) Como era meu aniversário, pude decidir o que meus colegas jogariam, e escolhi vôlei. Depois, todos fizeram uma roda em volta de mim, dançaram e cantaram "Parabéns pra você". Quando cheguei em casa, Sanne Ledermann já estava lá. Ilse Wagner, Hanneli Goslar e Jacqueline van Maarsen vieram comigo depois da ginástica, pois somos da mesma turma. Hanneli e Sanne eram minhas melhores amigas. (...)

(Fonte: http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/o-diario-de-anne-frank.shtml.
Acesso em: 02/08/2013)

# Depois de ler os fragmentos do “Diário de Anne Frank”, responda às questões a seguir:

1. Como a autora se refere ao diário que começa a escrever? Explique o que o diário
significa para ela.

2. Como Anne adquiriu o seu diário?

3. Que elementos presentes nos fragmentos lidos confirmam que se trata de um texto
pertencente ao gênero diário?

4. Além de contar os presentes que ganhou de aniversário, no texto escrito em 14 de
junho de 1942, Anne contou como foi o seu dia na escola. Com as suas palavras,
resuma como foi o dia da adolescente.

5. Podemos afirmar que, embora “O Diário de Anne Frank” tenha sido escrito entre
1942 e 1944, continua atual, expressando sentimentos e pensamentos comuns aos
adolescentes de hoje? Justifique sua resposta.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário