sexta-feira, 17 de abril de 2020

Atividade com a poesia "Canção de Exílio", de Gonçalves Dias




Leia poesia abaixo de Gonçalves, representante da 1ª Geração do Romantismo no Brasil:

Canção do exílio (Gonçalves Dias)

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em  cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

# Questões:
1. O texto acima pertence ao estilo de época do:
a) barroco
b) arcadismo
c) romantismo
d) modernismo

2. A distância da terra natal provoca no eu lírico
a) Tristeza                 
b) Desespero  
c) Saudade      
d) Angústia                                 

3. No poema, o eu lírico compara a terra natal com a terra onde está exilado. Que elementos são utilizados nessa comparação?
a) sociais                     
b) naturais                     
c) econômicos                           
d) políticos

4. Ao se referir à terra natal, o eu lírico apresenta uma imagem
a) Realista                 
b) Racional                     
c) Idealizada                               
d) Imparcial

5. Em qual dos versos abaixo apresenta um apelo do eu lírico
a) “Minha terra tem palmeiras”
b) “Que tais não encontro eu cá”
c) “Não permita Deus que eu morra”
d) “Nosso céu tem mais estrelas”

6. Revela-se no poema um tom de
a) lamento         
b) humor                   
c) ironia                   
d) rancor

7. O que significa a palavra "exílio" na poesia "Canção de Exílio"?
a) sofrimento por estar distante de sua terra natal
b) alegria por lembrar das belezas de sua terra natal
c) indiferença por estar conhecendo um novo país
d) lamento por não ter conhecido atrativos num novo país

8. Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
a) apóia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.
b) exalta a terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.
c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.

# Clique aqui e conheça a lista de atividades para cada uma das escola literárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário