Aula de análise e interpretação de uma "carta formal"
Leia com atenção o texto abaixo para responder às questões.
Muriaé, 14 de março de 2012.
Prezado Senhor diretor,
Nós, alunos do 9° ano A, estamos escrevendo essa carta porque gostaríamos de fazer algumas reivindicações que atendessem às nossas necessidades.
Em primeiro lugar, gostaríamos de pedir a volta do horário vago porque todas as outras turmas têm, menos a nossa.
Em segundo lugar, pedimos que nossas aulas de Educação Física sejam na parte da manhã e que meninas e meninos façam as aulas separadamente, uma vez que poderão ocorrer acidentes, já que os meninos geralmente são mais “brutos” e as meninas mais sensíveis, mais frágeis. Além disso, há, por parte das meninas, certo constrangimento em relação ao tipo de roupa utilizado nas aulas por causa da presença dos meninos.
Terceiro: em virtude do calor intenso, um único bebedouro no primeiro pavimento é muito pouco para atender a todos os alunos. Além disso, esse bebedouro costuma dar choques.
Quarto: já que a biblioteca dispõe de vários computadores que não são usados, gostaríamos de poder usá-los para pesquisas ou para termos aulas de informática.
Quinto: como não são todas as pessoas que gostam de suco, pedimos que voltassem a ser vendidos refrigerantes.
Sexto: seria muito proveitoso para nós que o acervo da biblioteca fosse ampliado.
Sétimo: gostaríamos de pedir à direção que organizasse neste ano um passeio na Universidade Federal de Viçosa.
Oitavo: não seria possível trocar as cortinas da nossa sala por outras que bloqueassem melhor a luz?
Nono: pedimos que o senhor pensasse na possibilidade de abrir uma turma de 1° ano do Ensino Médio em 2013 porque muitos de nós pretendemos fazer cursos no SENAI à tarde.
E, por último, gostaríamos de pedir que o vestiário da quadra seja liberado para uso dos alunos após as aulas de Educação Física.
Atenciosamente,
Alunos do 9° A.
1) Qual é o assunto dessa carta?
2) Para se dirigir ao diretor da escola, os alunos fizeram uso do vocativo “Prezado senhor diretor”. De acordo com o destinatário da carta formal, um vocativo adequado deve ser utilizado. Com base nesta informação, observe as opções a seguir e marque a alternativa que apresenta um vocativo adequado ao destinatário indicado.
a) Destinatário: empresa de telefonia celular – Vocativo: Excelentíssimos senhores.
b) Destinatário: comandante do batalhão de polícia – Vocativo: Caro comandante.
c) Destinatário: prefeito da cidade – Vocativo: Vossa Majestade Sr. Prefeito.
d) Destinatário: secretária municipal de saúde – Vocativo: Prezada Senhora Secretária de Saúde.
3) Ao terminar a carta, os alunos se despedem com a expressão “Atenciosamente”, por ser uma carta que exige certa formalidade entre emissor e receptor. Pensando nisso, assinale a alternativa que apresenta uma despedida inadequada ao teor uma carta formal:
a) Cordialmente.
b) Grato.
c) Valeu!
d) Desde já, obrigado(a).
4) Agora, comparando as cartas pessoal e formal que estudamos, explique:
a) O que ambas apresentam em comum?
b) O que as diferencia?
5) Relacione adequadamente o vocativo com a despedida, de acordo com o grau de formalidade que expressam.
VOCATIVO DESPEDIDA
( 1 ) Prezado Senhor Secretário de Educação, ( ) Abraços!
( 2 ) Querida prima Sônia, ( ) Valeu!
( 3 ) Meu velho amigo Eduardo, ( ) Beijos!
( 5 ) E, aí, mano, beleza?! ( ) Grato.
6) Agora você vai relacionar adequadamente o pronome de tratamento de acordo com o cargo que a pessoa citada exerce. Um dos pronomes poderá se referir a duas pessoas ao mesmo tempo.
PRONOME DE TRATAMENTO CARGO
( 1 ) Vossa Santidade ( ) Juiz do STF Joaquim Barbosa
( 2 ) Vossa Magnificência ( ) Princesa Kate
( 3 ) Vossa Majestade ( ) Rainha Elisabeth
( 4 ) Vossa Excelência ( ) Papa Francisco
( 5 ) Vossa Alteza ( ) Reitor da UFF Roberto Salles
( ) Presidenta Dilma Rouseff
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