segunda-feira, 29 de julho de 2019

Cinco dicas importantes para escrever uma boa dissertação


Escrever bem é fundamental para quem quer obter sucesso na prova de redação de concursos e vestibulares. Essa habilidade pode ser útil em diversas esferas, já que a escrita está intrinsecamente relacionada com uma boa comunicação, e todos nós sabemos que se comunicar bem pode fazer toda a diferença!

Falando em vestibulares, você sabia que o formato de redação escolhido por grande parte deles é a dissertação-argumentativa? Nesse formato textual, o candidato deve apresentar uma tese inicial e defendê-la ao longo do texto. Tarefa que pode parecer simples para alguns, para muitos é motivo de dor de cabeça, sobretudo para quem não conhece algumas técnicas que podem facilitar a escrita. Pensando nisso, o sítio de Português elaborou para você cinco dicas para escrever uma boa dissertação.

♣ 1. Leia o tema com atenção: O tema é oferecido por todos os vestibulares e você deve ficar muito atento àquilo que é solicitado. Quando o candidato é bem informado e possui conhecimento prévio sobre o assunto, certamente terá muito mais facilidade para escrever. Mas quando pego de surpresa, a coletânea pode ser uma verdadeira “tábua de salvação”, assim como o cuidado com o tema proposto.

♣ 2. Atenção aos sentidos do tema: Leia o tema não apenas de maneira denotativa, mas também de maneira conotativa, isto é, vá além dos significados que pretensamente estão contidos na superfície do tema. Leia nas entrelinhas, tente extrair o máximo possível do tema proposto.

♣ 3. Delimite o tema: Esse é um passo importante para a compreensão do tema. Reestruture-o com suas próprias palavras, essa é uma técnica que pode ajudar você a interpretar aquilo que é solicitado. Delimitar significa também não extrapolar aquilo que é pedido, erro que muitos candidatos cometem e, por isso, acabam por cometer exageros de interpretação.

♣ 4. Saiba com antecedência qual é o objetivo final de seu texto: Para saber o objetivo final de seu texto, faça um breve esquema hierarquizando suas ideias, pois essa técnica ajudará na definição do propósito de seus argumentos previamente elencados.

♣ 5. Reflita sobre os argumentos elencados no esquema: Ao refletir sobre os argumentos com antecedência, você poderá escolher aqueles que mais condizem com o tema, evitando assim a fuga ao assunto, erro que pode descontar muitos pontos de sua redação.

Nossas cinco dicas de dissertação apresentam técnicas que podem ajudar você a estruturar sua redação, mas não farão muito sentido se você não for um leitor ativo e capaz de extrair significados daquilo que lê. Portanto, ter o hábito da leitura é imprescindível na hora de elaborar seus argumentos. Siga nossas dicas à risca e bons estudos!

Fonte: portugues.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário