terça-feira, 9 de julho de 2019

5 conteúdos de Português que mais caem no Enem



1. Interpretação de textos (28,8%)
Questões com interpretação de textos são presentes em todas as áreas do conhecimento na prova do Enem. Muitas vezes, o próprio enunciado de uma questão possui a informação necessária para você respondê-la. Outras vezes, o entendimento de gráficos, infográficos e figuras, em geral, é fundamental para a resposta.

2. Estrutura Textual e Análise de Discurso (18,2%)
A análise do discurso visa a compreender a estrutura textual e a partir disso entender a construção do texto. Isso é frequentemente cobrado no Enem e é importante entender diferentes tipos textuais bem como o contexto político-social no qual o texto foi desenvolvido. Veja uma aula completa no Geekie Games.

3. Leitura e Artes (12,3%)
Artes é um assunto muito cobrado na prova de Linguagens. É importante que você estude as principais vanguardas artísticas, modernismo, arte contemporânea, e saiba vincular obras de artes com o contexto histórico no qual ela foi criada.

4. Variação Linguística (8,3%)
A Linguística é o estudo da Linguagem como ciência, estando ou não relacionada à norma culta da Língua Portuguesa. O Português do Brasil é um idioma rico em variedades. Vocabulários específicos e variantes linguísticas existem em cada grupo social e Estado do Brasil. A linguagem oral têm inúmeras variações em relação à norma culta da Língua Portuguesa. Elas fazem com que o discurso seja adequado a um público específico, e são um assunto importante para o Enem. Dentro de linguística, também estão os assuntos de morfologia, sintaxe e semântica.

5. Gêneros textuais (8,3%)
Cada gênero textual possui características específicas de estilo e estrutura. Elas variam de acordo com a função social do texto. Por exemplo, um texto dissertativo-argumentativo tem a função de convencer sobre um posicionamento. Sua estrutura é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Fonte: geekiegames.geekie.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário