terça-feira, 9 de julho de 2019

10 dicas para estudar Português para o vestibular e o Enem



Professores ouvidos pelo Guia do Estudante contam 10 estratégias infalíveis para encarar cada matéria. Veja a seguir as de Português. (Consultoria: prof. João Jonas Veiga Sobral)

Verbos
A melhor forma de estudar verbo é observar, em textos diversos, como um tempo pode substituir outro para realçar a construção de sentido em um texto. Você deve saber usar os modos imperativo, subjuntivo e indicativo e relacionar os tempos.

Categorias gramaticais
Priorize pronome, conjunção, advérbio, substantivo e adjetivo. É importante perceber, por exemplo, que pronomes e advérbios funcionam como elementos de coesão e de coerência no texto e que são explorados em seu caráter remissivo – empregados na substituição de um determinado termo.

Sintaxe
Nos períodos compostos, por exemplo, é importante perceber a variação de sentido proporcionada pela escolha de uma determinada conjunção ou conectivo. Saiba identificar desvios de regência e de concordância.

Figuras de linguagem
Estude todas as figuras – especialmente metáfora, gradação, ironia e paradoxo – e atente para as nuances de sentido que elas provocam. Atenção para os efeitos causados pela conotação (linguagem figurada) nas situações comunicativas.

Variante linguística
Além de saber identificar o tipo de variante empregada – regional, popular, culta – é importante notar a interferência dela na organização do texto. As variantes são responsáveis pela identidade do enunciador, por isso fique atento à intencionalidade na escolha desse registro.

Gênero textual
Centre na identificação dos gêneros (carta, editorial, resenha, publicidade, quadrinhos etc) e também na sua intencionalidade.

Recursos linguísticos
Reveja exercícios com polissemia (palavra que apresenta várias sentidos). Ela pode enfatizar uma determinada intenção comunicativa ou simplesmente tornar o texto confuso e ambíguo. Ironia também é importante. Fique atento à intencionalidade de cada discurso para perceber o humor, o desvio ou a sutileza de sentido.

Estrutura e formação de palavras
Atente para prefixos (negação, por exemplo) e sufixos (diminutivo e aumentativo, por exemplo) que podem tornar a palavra mais enfática. Peças publicitárias e textos literários exploram bastante essas possibilidades.

Linguagem verbal e não verbal
Quadrinhos e charges ajudam a compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e não-verbal (imagem). Treine com eles.

Livros obrigatórios
Veja se o vestibular que vai prestar tem lista de leitura obrigatória e dê atenção especial a essas obras.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br/

Um comentário: