Leia o anúncio a seguir e responda às questões 1 e 2:
1. O enunciado principal do anúncio apresenta dois períodos compostos por subordinação. Em cada um deles existe uma relação de causalidade, isto é, uma causa e sua consequência. Identifique, em cada um dos períodos:
a) a oração que exprime a causa;
b) a oração que exprime a consequência.
2. A conjunção coordenativa adversativa mas introduz o 2º período, estabelecendo uma relação de oposição entre os dois períodos. Que elementos dos períodos são postos em contraste nesse enunciado?
3. Reescreva os seguintes períodos, empregando a oposição concessiva:
a) Ela assistiu ao filme com atenção, mas não entendeu nada.
b) Meu amigo estudou muito para as provas finais, mas não conseguiu boas notas.
c) Chovia muito, mas não ficamos em casa naquela noite.
d) O rapaz deu sinal, mas o motorista não parou no ponto.
e) Todos consolavam a criança, mas ela continuou chorando e mostrando o machucado.
Leia a historinha seguinte para responder às questões 3 e 4.
3. Reescreva os seguintes períodos, empregando a oposição concessiva:
a) Ela assistiu ao filme com atenção, mas não entendeu nada.
b) Meu amigo estudou muito para as provas finais, mas não conseguiu boas notas.
c) Chovia muito, mas não ficamos em casa naquela noite.
d) O rapaz deu sinal, mas o motorista não parou no ponto.
e) Todos consolavam a criança, mas ela continuou chorando e mostrando o machucado.
Leia a historinha seguinte para responder às questões 3 e 4.
Dois alunos conversam durante a aula. Um fala para o outro:
— Ah, se eu fosse o diretor desta escola, daria licença todo dia pra professora, assim a
gente nunca tinha aula.
— E eu mandaria a cantina distribuir sorvete todo dia pra gente. De graça!
4. O diálogo contrasta dois mundos: o da realidade de dois alunos e um imaginário, no qual cada um deles se torna o diretor da escola.
a) Qual é a oração subordinada adverbial usada nessa história para indicar o acesso dos alunos ao mundo da fantasia?
b) Que situação do mundo real os alunos transferem para o mundo da fantasia?
5. No diálogo dessa historinha, há um problema de lógica e coerência que o torna engraçado. Qual é ele?
# RESPOSTAS (GABARITO)
Leia mais:
Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (I)
Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (II)
Exercícios Orações Subordinadas Adverbiais (múltipla escolha)
Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais
# RESPOSTAS (GABARITO)
Leia mais:
Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (I)
Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (II)
Exercícios Orações Subordinadas Adverbiais (múltipla escolha)
Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário