domingo, 4 de agosto de 2013

Atividade sobre Concordância verbal e nominal (II)


Leia o anúncio a seguir para responder às questões 1 e 2.


1. O anúncio foi publicado num momento em que o país passava por um racionamento de energia. Sobre o espelho (peça de plástico que cobre a caixa de tomadas), há várias mensagens.
a) Que relação há entre essas mensagens e o momento em que o anúncio foi publicado?
b) Que outras duas redações poderiam ser dadas à frase “Entrada proibida”, sem fugir ao que recomenda a norma-padrão da língua? 

2. Observe o enunciado principal, abaixo da figura. Imagine que o anunciante, em vez da expressão outro jeito, empregasse a expressão outras formas. Nesse caso:
a) Como ficaria todo o enunciado? 
b) O que justificaria a alteração ocorrida com o verbo existir? .
c) Como ficaria o enunciado se, além de substituirmos outro jeito por outras formas, substituíssemos o verbo existir por haver?

3. Os verbos que indicam fenômenos da natureza — chover, ventar, trovejar, relampejar, nevar, chuviscar — são impessoais e, por isso, são empregados na 3ª pessoa do singular. Entretanto, quando forem usados em sentido figurado, para criar efeitos de sentido, eles são empregados como pessoais. Compare:
A noite está fria porque chove desde ontem.
A noite está tão fria que chovem tristezas em meus pensamentos.

Agora é com você. Crie um pequeno texto, empregando em sentido figurado um ou mais verbos que indicam fenômenos da natureza.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Leia mais:
Atividade sobre concordância verbal e nominal (I)
Revisão de concordância verbal e nominal
Atividades de interpretação e concordância verbal e nominal
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