PRÁTICA E SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
Leia o texto abaixo, de Marina Colasanti:
PARA QUE NINGUÉM A QUISESSE
(Marina Colasanti)
Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.
In: Conto de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.
QUESTÃO 1 – Habilidade 08 – Identificar o gênero de diversos textos
Esse texto é um fragmento de
A) biografia
B) conto
C) diário
D) fábula
QUESTÃO 2 – Habilidade 03 – Inferir uma informação em um texto
Que informação se pode inferir do texto?
A) todas as atitudes do homem em relação à mulher foram de respeito e carinho
B) apesar de todas as investidas do homem em modificar a mulher, ela continuou a seduzir os homens
C) a mulher reagiu às atitudes do homem e tornou-se dona de seu próprio destino
D) as ações do homem demonstram a insegurança dele em relação à mulher
QUESTÃO 3 – Habilidade 14 – Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la
Segundo o texto, o homem mandou que a esposa descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Um fragmento do texto que apresenta o argumento do homem defendendo essa ideia é
A) “... ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes...”
B) “Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias”
C) “Porque os homens olhavam demais para a sua mulher...”
D) “... pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos”
QUESTÃO 4 – Habilidade 12 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade.
No trecho “...pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos”, o pronome "lhe" retoma a
A) mulher
B) tesoura
C) roupas
D) passagem
QUESTÃO 5 – Habilidade 19 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
No trecho “Esquiva como um gato...”, o conectivo "como" estabelece com a oração anterior uma ideia de
A) causa
B) comparação
C) explicação
D) conformidade
Ótimas questões, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir