Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Eduardo e Mônica", da banda Legião Urbana
EDUARDO
E MÔNICA
Quem um dia irá dizer / Que existe
razão / Nas coisas feitas pelo coração? / E quem irá dizer / Que não existe
razão? # Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar / Ficou deitado e viu
que horas eram / Enquanto Mônica tomava um conhaque / No outro canto da cidade,
como eles disseram # Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer / E
conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer / Um carinha do cursinho do
Eduardo que disse/ "Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir" #
Festa estranha, com gente esquisita/ "Eu não tô legal", não agüento
mais birita"/ E a Mônica riu, e quis saber um pouco mais/ Sobre o boyzinho
que tentava impressionar/ E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa/ "É
quase duas, eu vou me ferrar" # Eduardo e Mônica trocaram telefone/ Depois
telefonaram e decidiram se encontrar/ O Eduardo sugeriu uma lanchonete/ Mas a
Mônica queria ver o filme do Godard # Se encontraram então no parque da cidade/
A Mônica de moto e o Eduardo de "camelo"/ O Eduardo achou estranho, e
melhor não comentar/ Mas a menina tinha tinta no cabelo # Eduardo e Mônica eram
nada parecidos/ Ela era de Leão e ele tinha dezesseis/ Ela fazia Medicina e
falava alemão/ E ele ainda nas aulinhas de inglês # Ela gostava do Bandeira e
do Bauhaus/ Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud/ E o Eduardo
gostava de novela/ E jogava futebol-de-botão com seu avô # Ela falava coisas
sobre o Planalto Central/ Também magia e meditação/ E o Eduardo ainda tava no
esquema/ Escola, cinema, clube, televisão # E mesmo com tudo diferente, veio
mesmo, de repente/ Uma vontade de se ver/ E os dois se encontravam todo dia/ E
a vontade crescia, como tinha de ser # Eduardo e Mônica fizeram natação,
fotografia/ Teatro, artesanato, e foram viajar/ A Mônica explicava pro Eduardo/
Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar # Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer/ E decidiu trabalhar (não!)/ E ela se formou no mesmo mês/ Que ele passou no vestibular # E os dois comemoraram juntos/ E também brigaram juntos, muitas vezes depois/ E todo mundo diz que ele completa ela/ E vice-versa, que nem feijão com arroz
# Construíram uma casa há uns dois anos atrás/ Mais ou menos quando os gêmeos vieram/ Batalharam grana, seguraram legal/ A barra mais pesada que tiveram # Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília/ E a nossa amizade dá saudade no verão/ Só que nessas férias, não vão viajar/ Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação # E quem um dia irá dizer/ Que existe razão/ Nas coisas feitas pelo coração?/ E quem irá dizer/ Que não existe razão?
Exercícios:
# Construíram uma casa há uns dois anos atrás/ Mais ou menos quando os gêmeos vieram/ Batalharam grana, seguraram legal/ A barra mais pesada que tiveram # Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília/ E a nossa amizade dá saudade no verão/ Só que nessas férias, não vão viajar/ Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação # E quem um dia irá dizer/ Que existe razão/ Nas coisas feitas pelo coração?/ E quem irá dizer/ Que não existe razão?
Exercícios:
1-
Observe as seguintes falas de Eduardo:
a)
Qual o significado das palavras “birita” e “ferrar”?
b)
Birita e ferrar são gírias. A utilização desses termos é adequada nesse texto?
Por quê?
c)
De acordo com a norma culta, há um erro de concordância em "É quase
duas". O que seria mais adequado?
d)
Na 9ª estrofe, há mais empregos de gírias. Identifique as que significam:
#
"tentaram conseguir dinheiro"
#
"suportaram bem"
#
"situação difícil"
2-Esse
texto apresenta elementos narrativos? Quais.
3.
Sobre os quatro versos finais.
Qual
é a mensagem expressa neles?
4-
Elabore um quadro, mostrando em que as personagens Eduardo e Mônica diferem uma
da outra sobre:
a)
Comportamento quanto a bebidas alcóolicas
b)
Local de encontro preferido
c)
Escola que frequenta
d)
Lazer cultural
e)
Assuntos preferidos
5.
Apesar das diferenças, Eduardo e Mônica permaneceram juntos.Identifique fatos
referidos no texto que comprovem a afirmação acima e escreva-os.
6-Qual
é o tema do texto? Que significado mais amplo nos transmite?
Veja também:
Aula: Análise da música "Dezesseis", Legião Urbana
Atividades (Aulas): Língua Portuguesa/Currículo Mínimo 2013
nao tem o gabarito ,nao ?
ResponderExcluirFaltou incluir entre as perguntas "Qual foi a barra mais difícil que tiveram?" e explicar o porquê da expressão "o filhinho do Eduardo".
ResponderExcluir