1. Leia estes anúncios da revista "Casa":
Nos dois anúncios, observa-se a presença do verbo chegar.
a) Em qual deles a regência desse verbo está de acordo com as prescrições da norma-padrão formal?
b) Na sua opinião, qual dos anúncios apresenta uma linguagem mais próxima do leitor? Por quê?
c) Justifique o emprego da crase na frase do primeiro anúncio.
2. Leia o anúncio a seguir, do canal infantil "Cartoon Network".
Na expressão à vista, o acento que indica crase foi empregado de acordo com a norma-padrão? Justifique.
3. Certas palavras, dependendo da posição que ocupam na oração, têm um ou outro sentido. Dê o significado das palavras destacadas nos pares de frases a seguir, considerando sua colocação:
a) Ela visitava seus tios toda tarde.
O garoto ficava assistindo à televisão a tarde toda.
b) Ele estudou durante algum tempo.
Desculpe-me, mas hoje não disponho de tempo algum para atendê-lo.
c) Quero lhe apresentar um velho amigo.
Nós temos em comum um amigo velho, muito sábio.
d) Você deve entregar o requerimento no guichê certo.
Certo dia, ele arrumou suas coisas e foi embora.
e) Qualquer pessoa pode participar da campanha.
Não considerou suas palavras, tratou-a como uma pessoa qualquer.
4. Leia as frases abaixo, observando as palavras entre parênteses.
4. Leia as frases abaixo, observando as palavras entre parênteses.
As mulheres gritavam. (só)
Uma menina pobre batia à porta. (agora)
Ela vai ao baile de formatura. (mesmo)
Reescreva cada frase de maneira que, por meio de colocações diferentes da palavra entre parênteses, sejam obtidos dois enunciados de sentidos distintos.
# RESPOSTA (GABARITO)
Leia mais:
Exercícios sobre crase
Aula: emprego da crase - exercícios
Currículo Mínimo de Língua portuguesa - várias aulas
# RESPOSTA (GABARITO)
Leia mais:
Exercícios sobre crase
Aula: emprego da crase - exercícios
Currículo Mínimo de Língua portuguesa - várias aulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário