domingo, 18 de março de 2012

Exercícios sobre Substantivo na construção do texto

Leia esta tira da "Suriá", de Laerte, para responder às questões de 1 a 3:

1. Suriá está escrevendo um poema para seu amigo camelo. Ela e seu tio Top pensam em várias palavras para usar no poema.
a) A que tipos de substantivos correspondem essas palavras?
b) O que essas palavras têm em comum?

2. Camelo é um substantivo simples, pois se aplica a todos os camelos. Qual é, nessa tira, o substantivo próprio que nomeia um camelo em particular?

3. A palavra aniversário pode ser substantivo concreto e substantivo abstrato, dependendo da situação em que é empregada.
a)Na situação em que foi empregada, ela é substantivo concreto ou abstrato?
b) Dê outros exemplos em que essa diferença fique clara.

4. Desafio: Os substantivos saída e luta também podem ser concretos ou abstratos, dependendo da situação em que são empregados. Crie frases em que essas diferenças fiquem claras.

5. Observe o emprego dos substantivo homem nestas frases:
a) O homem já pisou na Lua e agora deseja chegar a Marte.
b) A diferença entre o homem e a mulher não está apenas na constituição física; está também nas características psicológicas de cada sexo.
c) Esse menino já está ficando homem e ainda não aprendeu a arrumar a cama?
d) Não me desafie! Eu sou muito homem para pegar essa pedra sozinho.

Que sentido o substantivo homem tem em cada um desses contextos?

CEREJA e MAGALHÃES, Português: Linguagens - 6º ano.

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (1) Exercícios sobre Substantivos (2) Exercícios sobre substantivos (3)
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Aula 02: "Linguagem e comunicação"

Em "O que é poesia?", Cassiano Ricardo definiu: "Poesia é uma ilha cercada de palavras por todos os lados. Para evidenciar o quanto importante é a linguagem para nós, podemos sim definir o homem como uma ilha cercada de linguagens por todos os lados. Essa foi a reflexão inicial na aula sobre linguagem para os alunos do 1º ano do Ensino Médio no CE Jayme Camargo.

Linguagem e comunicação

Interlocutores – são as pessoas que participam do processo de interação comunicativa.

Ex.: escritor e leitor (carta); falante e ouvinte (telefone).

Exercício:
Quais seriam os interlocutores das seguintes situações:
a) Jornal Nacional:
b) Canção de amor:
c) Aula de português:
d) Locução de um jogo de futebol:
e) Missa ou culto religioso:
f) Notícia de um jornal impresso:


Linguagem – é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas (interlocutores).

A linguagem pode ser verbal ou não verbal:
1. Linguagem verbal – quando se usas palavras ao falar ou escrever.
Ex.: poesias, músicas, carta, duas pessoas se dialogando, etc.

2. Linguagem não verbal – não se usa palavras, mas sim gestos, desenhos, placas, símbolos, objetos, cores, etc.
Ex.: uma sinal de trânsito; uma placa de proibido fumar, etc.










3. Linguagem mista – mistura de linguagem verbal (palavras) e não verbal (imagem).
Ex.: História em quadrinhos, charge, etc.

Reflexão: Que tipo de linguagem veicula com maior rapidez uma informação?

Exercício:
Indique a linguagem não verbal das palavras abaixo e, ainda, explique sua finalidade.
a) paz - desenhar um pombo – finalidade: transmitir a paz entre povos distintos.

b) feminino
c) expulsão
d) pare!
e) escola
f) coração partido
g) perigo
h) natureza
i) silêncio
j) justiça Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre Substantivos (2)


1) Alguns substantivos apresentam uma forma para o masculino e outra, para o feminino.
a) Como se faz o feminino do substantivo cabrito?
b) Qual o masculino do substantivo mulher?
c) Identifique, no 2º quadrinho da tira, três substantivos masculinos.
d) Com base nas respostas às perguntas anteriores, conclua: No português, existe um único modo de formar o feminino dos substantivos?

2) Na tira, os substantivos "formas" e "nuvens" estão no plural. Como se fez a flexão dos substantivos, isto é, o plural dessas palavras?

3) Acrescentado os sufixos –ão / – ona e – inho / –inha, forme o aumentativo e o diminutivo dos substantivos pastel, mulher e foca.

4) O ratinho comenta: “Bom esse seu Baratox”. O que ele está insinuando? Justifique sua resposta

5) Em quais das sequências o plural de todos os substantivos compostos está de acordo com a variedade padrão da língua? Indique-as e depois reescreva adequadamente os substantivos que estão flexionados em descordo com a variedade padrão.
a) lenga-lengas, abaixo-assinados, alto-falantes, quartas-feiras
b) bem-te-vis, pés-de-meia, públicos-alvo,corre-corres
c) salário-mínimos, decretos-lei, segundas-feira, bem-te-vis
d) cartões-postais, cirurgiões-dentistas, quebra-cabeças, para-raios
e) vales-transportes, curto-circuitos, portas-mala, toca-fitas

6) Nos substantivos compostos, a palavra guarda pode ser forma verbal (do verbo guardar) ou substantivo. Para identificá-la morfologicamente, é útil fazer seguinte observação: se o segundo elemento for substantivo, guarda é verbo; se o segundo elemento for adjetivo, guarda é substantivo. Com base nessa distinção, dê o plural dos seguintes substantivos compostos:
a) O guarda-roupa
b) O guarda-costas
c) O guarda-noturno
d) O guarda-chuva

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (1) Exercícios sobre substantivos (3) Exercícios sobre Substantivos - Coletivos
Aula sobre Pronomes
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Aula 09: Funções referencial e metalinguística


1. Função referencial – ocorre quando a intenção principal do texto é informar o leitor/ouvinte sobre um fato. A linguagem é clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade com objetividade.
Ex.: os textos jornalísticos, trabalhos acadêmicos, livros didáticos, fotografias.

Obs.: na função referencial, as palavras são empregadas com a predominância do sentido denotativo (real).

2. Função metalinguística
– ocorre quando a intenção principal do texto é esclarecer o leitor/ouvinte sobre o código do próprio texto utilizado.
Ex.: o dicionário ou a gramática (o código da língua explicando a si mesmo).

Obs.: dizemos também que há metalinguagem quando, por exemplo, um poema reflete sobre o processo de criação de poesia, um personagem dos quadrinhos questiona o seu criador (desenhista) sobre uma cena.

Exercício:
1. Identifique e justifique a existência ou não das funções referencial e metalinguística nos títulos abaixo:
a) “Congresso aprova mínimo de R$545,00”

b) “Jornalistas dão dicas de como escrever uma notícia”

c) “Informar ou não informar? Eis a questão”

d) “Jornais condenam críticas de Lula à imprensa”

e) “Dilma defende liberdade de imprensa”

Leia também:
Aula sobre Função Metalinguística (metalinguagem)
Aula sobre Função Referencial
Aula sobre Funções da Linguagem
Aula sobre Função Conativa (ou apelativa)
Aula sobre Função Emotiva (ou expressiva)
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Exercícios sobre Pronome (5)

Leia a tira do Calvin, de Watterson, e responda às questões de 1 a 3:

span style="font-style:italic;">CEREJA e MAGALHÃES, Português: Linguagens 2

1. Na fala de Calvin no 1º quadrinho e na fala do tigre no último quadrinho, é empregada uma expressão no lugar de um pronome pessoal.
a) Que expressão é essa?
b) No último quadrinho, que pronome pessoal poderia substituir, na variedade padrão formal, essa expressão?
c) Reescreva as falas de ambas as personagens nesses quadrinhos, substituindo a expressão pelo pronome pessoal adequado, de acordo com a variedade padrão.

2. No 2º quadrinho da tira há um sequência de frases em que Calvin emprega o pronome "você". Considerando o contexto, responda:
a) Esse pronome refere-se ao interlocutor de Calvin?
b)Que palavra ou expressão poderia, numa variedade não padrão, substituir o pronome "você"? Reescreva as frases de Calvin, fazendo a substituição.

3. No 3º quadrinho, o pai de Calvin emprega a palavra "hedonismo". Veja o significado dessa palavra no dicionário Aurélio:

hedonismo. [...] S.m. Ét. Doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral.

Considerando a fala, a expressão e a roupa do pai de Calvin, explique por que, no último quadrinho, a palavra "normal" aparece entre aspas?

Leia mais:
Exercícios sobre Pronomes
Exercícios de Leitura e Pronomes
Atividades sobre Pronomes - Exercícios
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sábado, 17 de março de 2012

Exercícios sobre Pronomes (4)

Leia esta tira de "As Cobras", de Luis Fernando Veríssimo, para responder às questões 1 e 2:

1. As cobras participam de um jogo de futebol.
a) Que palavra os pronomes "los" e "eles" substituem?
b) Qual dos dois empregos está de acordo com a norma culta?
c) Que significado assumem, na linguagem futebolística, os verbos "massacrar" e "arrasar"?

2. O modo empregado nas locuções verbais é o imperativo, que pode expressar ordem, conselho, pedido ou persuasão.
a) Nesse contexto, o que ele expressa?
b) Compare a fala da cobra no último quadrinho à sua fala no 1º quadrinho. Elas são coerentes entre si?
c) Por que querer acertar o emprego do pronome provoca humor?

CEREJA e MAGALHÃES, Português: Linguagens 2

Leia mais:
Exercícios sobre Pronomes
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Exercícios sobre Linguagem Verbal, Não Verbal e Mista (2)

Leia o anúncio a seguir e responda às questões de 1 a 4.

1. De que tipo é a linguagem utilizada no anúncio: verbal, não verbal ou mista?

2. No anúncio, foram utilizados dois dos símbolos que aparecem em aparelhos de som e de DVD.
a) Nesses aparelhos, o que representa o triângulo?
b) E o quadrado?

3. Lemos, abaixo desses símbolos, as frases "A Philips evolui" e "Os outros".
a) Que relação existe entre a primeira frase e o triângulo?
b) A frase "Os outros" está incompleta. Como você a completaria?
c) Logo, qual é a relação existente entre a segunda frase e o quadrado?

4. Leia o texto verbal da parte de baixo do anúncio.
a) Qual é o principal argumento utilizado para promover a imagem do produto anunciado?
b) As duas últimas frases desse texto sintetizam as ideias principais do anúncio. Associe-as aos símbolos utilizados (triângulo e quadrado).
"E fez os outros parar para ver"
"Compre novidade, compre Philips"

CEREJA e MAGALHÃES, Português: Linguagens - 1º ano.

Exercícios sobre Crase - Emprego da Crase


1. Complete as frases com a ou à.

a) Vou ........ escola e ........ feira.
b) Devolva ........ ficha ......... atendente.
c) Mostre-nos .......... calça que você ganhou.
d) Peça desculpas .......... supervisora e vá .......... sala de aula.
e) Você irá ......... reunião de pais?
f) Entregue ............. prova ............ professora.
g) O rapaz disse .............. namorada que voltaria tarde.
h) ............. turma deu uma rosa .............. diretora.

2. Complete as frases com aquele, àquele, àquela, àquelas, àqueles, aquelas.

a) Entregou essa carta ................ moça.
b) Refiro-me .............. meninas e não a essas.
c) Pegue ................. envelopes e guarde-os na gaveta.
d) Devolva as avaliações .................... candidatos.
e) Você vai ........................ shopping?
f) Chame .................... pessoas que estão aguardando na fila.
g) Mostre ......................... senhora onde fica a loja de informática.

3. Complete os espaços em branco com a ou à.

a) Meus parentes foram ....... Europa.
b) Iremos ................ Recife no próximo feriadão.
c) Gostaria de ir .............. Campina Grande e ............ João Pessoa.
d) Não fui .............. festa de inauguração da loja.
e) Os jovens querem ir ........ São Paulo.
f) Há anos não vou .............. Floresta em Pernambuco.
g) As famílias vão ................. missas dominicais.

Fonte: http://aprendaportugueson.blogspot.com.br/

Leia mais:
Atividades sobre regência verbal e nominal - sintaxe de colocação
Aula: emprego da crase - exercícios
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Atividades: Substantivos, Adjetivos, Numeral e Verbos

1. Leia a fábula "O lobo e o burro"

Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro todo choroso contou que tinha pisado num espinho pontudo.
– Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! – implorou. – Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.
Moral: Cuidado com os favores inesperados.


a) Quais são as personagens da história?
b) Que plano o burro inventou para se salvar do lobo? Por quê?
c) Quando o burro conseguiu o que queria, que fez ele com o lobo?
d) De quem é a fala “Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!” no texto?
e) No texto, o narrador aparece ou não na história? Ele é narrador-personagem ou narrador-observador?

2. Na oração “Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido” há dois substantivos comuns. Retire-os.

3. Retire o adjetivo presente na oração “Fingiu que era aleijado” e a quem se refere no texto.

4. Nas orações “O lobo se levantava todo dolorido” e “O burro galopava satisfeito” há dois adjetivos. Retire-os e informe a qual substantivo cada um deles está se referindo.

5. Retire de ”Um burro estava comendo” uma locução verbal.

6. Em “O burro imaginou um plano” há um verbo. Transcreva-o e informe a que conjugação pertence.

7. Leia: “Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali”.
a) Quais são os verbos das orações?
b) Em que tempo se encontram?

8. Transcreva do primeiro parágrafo do texto dois verbos que estejam no gerúndio.

9. Em que modo se encontra o verbo da oração “Se você não tirar”? Indicativo ou subjuntivo?

a) Transcreva dos quadrinhos alguns verbos que estão no pretérito imperfeito.
b) Como ficariam esses verbos se forem colocados no futuro do presente?
c) O que Jon quis dizer com “fazia o som de uma tuba”?

11. Leia a tirinha.
a) Na tirinha há alguns pronomes indefinidos. Transcreva apenas três deles.

b) Quais são os pronomes possessivos que estão no 2º e 4º quadrinhos?
c) Que característica é dada ao substantivo cimento? E a que classe de palavras pertence?

12. Observe as orações e informe se elas pertencem a voz ativa, passiva ou reflexiva.
a) Motoristas abordados em blitze da Lei Seca no Rio de Janeiro não fazem o teste do bafômetro.
b) Pesquisa sobre hábitos etílicos é realizada pelo governo.
c) Galo vence o Palmeiras.
d) As crianças se sujam rapidamente.
e) Pagamentos a ONG’S são suspensos pelo governo.

Fonte: http://aprendaportugueson.blogspot.com.br/

Leia também:
Exercícios sobre Flexão dos Adjetivos

Exercícios sobre Adjetivo (2)

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Exercícios sobre Período Composto por Coordenação - Orações Coordenadas

Leia a tira do Calvin a seguir e responda às questões:

Observe que na tira acima temos alguns períodos por coordenação:
a) Transcreva da tirinha as formas verbais presentes.
b) Qual é a oração coordenada explicativa presente no 2º quadrinho?
c) Qual o valor semântico da conjunção em destaque na oração “ou pra mostrar ação”?
d) Retire do 3º quadrinho uma oração coordenada aditiva e sublinhe a conjunção.

2. Releia agora o 3º quadrinho.

a) Identifique a conjunção presente na frase dita pelo personagem.
b) Informe o valor semântico da conjunção no contexto em que foi empregada.

3. Observe a relação semântica existente entre as orações de cada item seguinte e una-as numa única frase. Utilize as conjunções coordenativas e, nem, mas, porém, porque, pois, logo.
a) É um bom funcionário. É um pouco distraído.
b) Pense bem. Aja moderadamente.
c) Aquele aluno não estudou de forma correta. Foi reprovado.
d) Liguei várias vezes para você. Não atendeu.
e) Não pude ir à escola hoje. Jamais me encontraria lá.

4. Faça a associação das conjunções coordenativas destacadas nas frases seguintes a um destes valores semânticos:
# ADIÇÃO
# CONCLUSÃO
# ALTERNÂNCIA
# OPOSIÇÃO
# EXPLICAÇÃO

a) Os meninos não entenderam o assunto; entretanto disseram que sim.
b) A menina está se preparando para o concurso do BB há dias; logo, deverá ser aprovada.
c) Procure após o intervalo, pois estarei em casa.
d) Quer queira, quer não queira, os filhos acompanham os pais nas viagens.
e) Iremos embora que já anoiteceu.

Fonte: http://aprendaportugueson.blogspot.com.br/

Leia também:
Exercícios: Período Simples e Composto
Exercícios: Período Simples e Composto (2)
Exercícios: Período Simples e Composto (3)
Exercícios: Período Composto por coordenação ou por subordinação Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre a evolução da Propaganda

Para trabalhar a historicidade do homem e as mudanças históricas, escolhi algumas propagandas de Omo, nas quais busquei ressaltar a mudança ideológica presente nelas.
Avaliação de História


Observe as propagandas abaixo, compare-as e responda:



1- Qual é o produto anunciado nas propagandas acima?
2- Quem aparece na primeira imagem?
3- Como é a roupa usada na primeira imagem?
4- Quem aparece nas outras duas imagens?
5- Como são as roupas que as pessoas estão usando nas outras duas imagens?
6- A ideia que as imagens transmitem é a mesma?
7- Qual é a diferença ideológica das três propagandas?
8- Por que essas ideias mudaram?
9- Observe o vocabulário da primeira imagem. Essas palavras são utilizadas atualmente?
10- As propagandas são históricas? Por quê?

Fonte: http://paginadeideias.blogspot.com.br/

Leia mais:
Atividades (Aulas): Língua Portuguesa/Currículo Mínimo 2013 Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade para trabalhar Linguagem Verbal e Não Verbal

Leia atentamente e responda:
01- Responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.

02- Agora leia esta tirinha e responda:
a) Por que o Cascão não entrou em casa para dormir?
b) Qual é o tipo de linguagem que aparece na história?

03- Leia com atenção a HQ da Mônica e do Cascão:




a) O que a Mônica está fazendo nos 3 primeiros quadros?
b) O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?
c) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?
d) Qual é a reação da Mônica?
e) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?
f) No último quadro o significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça do Cascão?
g) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?
h) Que tipo de linguagem aparece nesta história?
i) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?

04- Transforme a tirinha abaixo em exemplo de linguagem mista depois pinte-a: (0,1 pontos)


Fonte: http://paginadeideias.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Interpretação de tiras sobre o tema "Valores"

Leia as tirinhas abaixo e responda as questões dando sua opinião:

1- Você acha que os fortes e corajosos são os que falam grosso, mentem e brigam pelo poder?
2- Quando uma pessoa é forte e corajosa?
3- Ser amável, educado com as outras pessoas é uma atitude corajosa? Por quê?
4- O personagem do quadrinho se deixou influenciar pela opinião dos outros?
5- Os corajosos de acordo com o cartoom são uma minoria. Você acha que também é corajoso? Por quê?

6- Nem todas as opiniões são boas e verdadeiras. O que devemos fazer quando não concordamos com a opinião de alguém?
7- Quando devemos mudar de opinião?

8- De acordo com o desenho da terceira tirinha, qual o significado de 'respeito' ?
9- Mesmo quando não gostamos de o trabalho de alguém devemos valorizá-lo. Por quê?

Fonte: http://escolaeloyornelas.blogspot.com.br/

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Exercícios de Leitura de uma Charge

Leia a charge abaixo:

1. Que situação cotidiana é retratada pela charge acima? Que elementos da linguagem não-verbal o fizeram chegar a essa conclusão?
2. Na sala há dois meios de comunicação. Observe-os bem. A posição em que estão na sala e o tamanho em que foram retratados pelo cartunista ajudam a construir o sentido da charge? Explique.
3. Que membros da família estão presentes na ilustração? Como você pôde identificá-los?
5. Todos, inclusive o cachorro, estão com a mesma expressão facial. Que emoção ou sentimento está expresso em seus rostos?
6. Por que a família está tão espantada? O que provocou essa reação?
7. Observe os balões de fala presentes na tirinha. Quem é o locutor de cada um deles?
8. Os balões de fala indicam duas situações: uma fictícia e uma real. Identifique cada uma delas e responda: para qual das duas a família dá atenção e para qual dá, literalmente, as costas?
9. Que críticaS o autor faz através dessa charge? Explique.
10. Que informações prévias o leitor deve ter para compreender o humor presente no texto?

Fonte: http://blog.educacaoadventista.org.br/
 
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Exercícios de leitura e vocabulário

Leia a tirinha de SPOT & BUZZ e responda no seu caderno:

1- Pesquise no dicionário o significado de covarde.

2- Você acha que os fortes e coajosos são os que falam grosso, mentem e brigam pelo poder?

3- Quando uma pessoa é forte e corajosa?

4- Ser amável, educado com as outras pessoas é uma atitude corajosa? Por quê?

5- O personagem do quadrinho se deixou influenciar pela opinião dos outros?

6- Os corajosos de acordo com o cartoom são uma minoria. Você acha que também é corajoso? Por quê?

Fonte: http://francisprofessora.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre Sujeito e Predicado

Leia a tira a seguir e responda às questões 1 e 2.
(Fernando Gonsales. FaSia de í Paulo, ii/7/2005.)
1) Nestas orações da tira:
"Nosso amor é impossível!”
“Já estou apaixonada por outro”

a) identifique o sujeito e o predicado de cada uma.
b) identifique o verbo de ligação de cada uma.
c) indique a função sintática dos termos impossível e apaixonada.

2) A frase do balão do 1° quadrinho tem duplo sentido.
a) Explique o duplo sentido, considerando apenas esse quadrinho.
b) No 2° quadrinho, por que o motivo dado para a impossibilidade do amor é engraçado?

Leia também:
Atividade sobre sujeito e predicado - 7º ano
Exercícios sobre sujeito e predicado
Atividade sobre tipos de sujeito (I) - 8º ano
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Atividade de escrita e produção textual


1. Leia a tirinha e responda as questões abaixo:
a) Quem é o personagem central da imagem?

b) O que ele está fazendo sempre?

c) Como ele se relaciona com a natureza e os produtos da sociedade?

d) Qual a forma de conviver, de comunicar, de se organizar desde a era da pedra à era do computador?

e) Que mensagem o autor desta imagem quis transmitir?

f) Você concorda com o autor?

g) Crie um texto utilizando a evolução do homem como tema.

Fonte: http://desmontandotexto.blogspot.com.br/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais


1. Leia a tira e responda:
a. Quantas orações possui esse período:
b. Classifique esse período:
c. 1ª oração:
d. 2ª oração:
e. A oração “porque não quiseram cumprir com seus direitos trabalhistas” também exerce a função de:
( ) subordinada substantiva objetiva direta
( ) subordinada substantiva apositiva
( ) subordinada adverbial causal
( ) subordinada adverbial causal.

2. Leia os trechos da música:
“Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós,
Tenho que apagar a luz,
Tenho que calar a voz” ...

“Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar,
Tenho que subir aos Céus,
Sem cordas pra segurar”.

a) O que o compositor quer, deseja?
b) Quais as condições para ele conseguir o que quer?
c) Circule todas as conjunções presentes na letra da música:
d) Classifique as orações que as conjunções introduzem:

3. Assinale a alternativa em que a segunda oração exprime condição para que se realize o que é expresso pela primeira:
( ) As reformas poderiam vir contanto que não abolissem os velhos rituais.
( ) O padre Geronimo perguntou se o professor era um crente.
( ) A igreja está voltando às suas origens se bem que tenha cortejado os poderosos.
( ) Era necessário contentarem-se com a má sorte embora não estivessem convencidos disso.

4. Leia, circule as conjunções e classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo:
a) À medida que a notícia do incêndio se espalhava, a confusão aumentava.
b) O diretor age conforme exigia aquela situação.
c) Ainda que seja tão necessário ao mundo moderno, o petróleo é uma fonte de poluição.
d) Se todos colaborarem, terminaremos o projeto antes do feriado.
e) Como estava muito resfriado, preferiu não comparecer à reunião.
f) Quanto mais se aproximava a hora da viagem, mais a pressa aumentava.
g) Os alunos saíram assim que o sinal tocou.
h) As ondas do mar eram tão altas que até a surfistas ficaram receosos.
i) Coloquei um peso sobre as folhas, para que o vento não as levasse.
j) Na sala de reunião, Vera se sentia mais à vontade que os outros funcionários.

5. Leia, com atenção, os períodos abaixo:
I. Caso haja justiça social, haverá paz.
II. Embora a televisão ofereça imagens concentradas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.
III. Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações destacadas:

a) tempo, concessão, comparação.
b) Tempo, causa, concessão
c) Condição, consequência, comparação
d) Condição, concessão, causa
e) Concessão, causa, conformidade

Fonte: http://apgsrodrigues.blogspot.com.br

Leia mais:
Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (I)
Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (II)
Atividade sobre Orações subordinadas adverbiais (III)
Exercícios Orações Subordinadas Adverbiais (múltipla escolha) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula sobre Semântica: Antônimo, Hipônimo e Hiperônimo

Tira I

Tira II

01. Com base na PRIMEIRA tira responda:

a. Quais são as palavras antônimas em que se baseia o humor da tira?

b. Essas palavras indicam características externas ou internas?

c. Por que a última palavra empregada pela personagem é reponsável por criar humor?

Leia a SEGUNDA tira, de Fernado Gonsales,e reponda às questões propostas.

02. Observe os elementos que 1ª e no 2° quadrinhos estabelecem a situação comunicativa. Tomando como base apenas esses dois quadrinhos e considerando quem são os interlocutores, o diálogo e a expressão facial e corporal das persongens, responda:

a. Qual é aparentemente, a intenção do gato ao dizer ao rato " Não adianta fungir! Você está encurralado!?

b. Pela resposta e pelo comportamento do rato, o que ele parece estar sentindo?

03. Somente quando lemos o 3° quadrinho passamos a ter conhecimentode uma informação nova sobre a situação comunicativa, a qual atribui sentidos diferentes ao diálogo entre gato e rato.
a. Qual é essa informação?

04. Leia estes grupos de palavras :
* honestidade, fidelidade, preguiça, sinceridade, perserverança.
* verde, vermelho, amargo, alaranjado, cor-de-rosa.
* borboleta, beija-flor, pardal, canário, colibri

a.Em cada grupo de palavras, existe uma que não pertence am mesmo campo semântico das demais. Indique-a.

b. As palavras de cada grupo que pertencem ao mesmo campo semântico podem ser hipônimos de uma hiperônimo. Quais são esses hiperônimos?

05.Reescreva a frase de modo a desfazer a ambiguidade:
Trouxe o remédio para seu pai que está doente neste frasco.

Fonte: http://portuguesnaprofissional.blogspot.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Tira em Quadrinhos e Formação de Palavras



1. Leia a tirinha de Mafalda e responda:
a) Levante hipótese: Por que Mafalda sabia que o palavrão era "política"?
b)Qual a intenção da tira ao relacionar a palavra política com palavrão?

2) Destaque o radical das palavras abaixo:
palavrão
política
entardecer
enforcar
amanhecer

3) Escreva palavras que o radical comece com "P".

4) Qual é a função sintática da expressão: "aquele palavrão", no segundo quadrinho?

5)O que provoca o humor no último quadrinho?

Fonte: http://desmontandotexto.blogspot.com.br/

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