quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Atividade de aula inaugural para reforçar a importância da disciplina "Língua Portuguesa"


Para refletir sobre o papel importante que a Língua Portuguesa representa, leia a seguir uma entrevista de emprego feita por uma dentista e direcionada a uma candidata à atendente, num consultório odontológico:

- Você tem experiência como atendente, secretária ou recepcionista?

- Sim, trabalhei como auxiliar de administração no escritório de contabilidade de um supermercado. Eu era encarregada de anotar todo o balanço no final de cada mês, anotava chegada de mercadorias e ficava responsável no recebimento de notas fiscais.

- E por que você saiu desse escritório?

- Remanejamento de funcionários e contenção de despesas.

- Sim, entendo. E por que veio se candidatar ao emprego de atendente?

- Eu estava lendo a seção de empregos num jornal e parei no anúncio referente a essa vaga de atendente que tem a ver com minha função.

- E por que você acha que irei aceitá-la trabalhar aqui em meu consultório?

- Por causa das minhas funções que eu desempenhava com responsabilidade, e pela facilidade de comunicação com o público tanto na forma de compromisso profissional quanto no tratamento afetivo.

- Correto. Você sabe mexer no computador?

- Sim, sei.

- Ligue-o pra mim, pode ser?

- Sim, claro. (1 min depois)

- O que você sabe fazer nele?

- No meu outro emprego, as minhas funções eram executadas no Excell e no Microsoft Word.

- No Word, não é? Hummm...vejamos...Você pode abrir o Word?

- Sim, claro.

5 segundos depois, com o Word aberto, a dentista quis fechar a entrevista com a seguinte solicitação (quase uma exigência) à candidata:

- Agora, com o teclado a sua disposição, digite pra mim por que você quer esse emprego.

A candidata criou alguns cubinhos de gelo em quase todo o corpo. Apesar de algum nervosismo, atendeu a exigência da dentista, produzindo o texto:

"Li o anuncio num jornal na sessão de empregos q oferecia uma vaga de atendente de consultorio odontógico q tem haver c/ minhas abilidades.
Eu gostaria muito de ganhar o emprego pq naum quero ficar muito tempo longe do mercado de trabalho, tenho 2 filhos, sou separada, muitas contas p/ pagar, busco ser indepedente. O trabalho anterior me deu base p/ proseguir no ramo de adiministração."
Fonte: http://espadoca.blogspot.com/2011/04/como-introduzir-aula-de-lingua.html

# Questões:
1. Durante a entrevista, quais competências a dentista contratante avaliou na candidata à atendente do consultório?

2. Na parte final da entrevista, a dentista solicita que a candidata mostre que sabe utilizar as funções básicas do computador. Era somente esse o propósito?

3. Quais conclusões a dentista contratante deve ter constatado após avaliar a candidata? 

4. Sobre os métodos de avaliação da dentista:
a) Será que ela foi muito radical na entrevista à candidata?

b) Até na candidatura à atendente, exige-se a escrita correta?

c) Com que finalidade a dentista usou a entrevista inusitada?

5. Levante hipóteses: A candidata conseguiu o emprego desejado?

6. Reescreva o texto elaborado pela candidata na parte final da entrevista passando para a variedade padrão da língua.

Um comentário:

  1. Excelente atividade! Contribuiu bastante para aplicação do gênero entrevista e revisar conhecimentos ortográficos. Muito obrigado, por disponibilizar tantas atividades/ferramentas que auxiliam o professor em sala de aula.

    ResponderExcluir