quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Atividade sobre sentido figurado a partir da tirinha de Guilherme Bandeira


Leia a tira em quadrinhos do cartunista Guilherme Bandeira:

# Questões:
1. Quando o personagem da tirinha diz "Tô com uma preguiça gigante" ao celular, qual deve ter sido a interpretação da palavra "preguiça" entendida pelo amigo do outro lado da linha?
a) estava preso a um animal
b) estava enrolado a uma corda de guindaste
c) estava preso a um aparelho mecânico
d) estava sem disposição

2. No entanto, na tira em quadrinhos acima, o cartunista brinca com os dois sentidos da palavra "preguiça". Como o cartunista produz esse humor?
a) mostrando o personagem apenas sem ânimo 
b) apresentando o personagem se divertindo com uma preguiça apaixonada
c) mostrando o personagem desanimado e abraçado a uma preguiça gigante
d) apresentando o personagem entediado por não poder fazer nada 

3. Quando uma pessoa diz "Tô com muita preguiça", a palavra "preguiça" foi empregada em que sentido?
a) literal
b) denotativo
c) comum
d) figurado

4. O último quadrinho da tira revela a imagem de uma enorme preguiça apaixonada e abraçada ao personagem. Pode-se dizer que essa imagem ilustra uma figura de linguagem usada para representar a indisposição do personagem. Qual seria essa figura de linguagem?
a) personificação
b) eufemismo
c) metonímia
d) antítese

5. As expressões "koé", "fala sério", "balada" pertencem a que nível de linguagem?
a) formal
b) gírias
c) regional
d) técnico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário