Nesta atividade, você e seus colegas de grupo deverão definir o perfil e o suporte da revista e, a seguir, produzir uma notícia para ser publicada nessa revista.
DECIDINDO O PERFIL E O SUPORTE DA REVISTA
Em grupo, discutam e decidam as características que vocês gostariam que sua revista tivesse:
- Qual vai ser o suporte da revista: impresso ou digital?
- Caso a revista seja impressa, ela terá o formato do papel sulfite (na horizontal ou na vertical) ou outro? Como ela vai circular? Serão feitas cópias para vender ou distribuir para os leitores ou a revista será exposta em mesas ou murais? Se a revista for digital, como ela será divulgada? Em um blog do grupo, em um blog da classe ou de outras formas?
- Que perfil a revista terá? Ela será uma revista jovem, uma revista estudantil, uma revista de música, uma revista de artes, uma revista literária, uma revista de cinema, uma revista de esportes? Ou com outro perfil?
- Qual é o perfil do público que pretendem atingir: estudantes, jovens, esportistas, apreciadores de música ou de literatura?
PRODUZINDO NOTÍCIAS
Escreva, individualmente, uma notícia sobre um tema relacionado ao perfil da revista escolhido pelo grupo. Por exemplo, caso se trate de uma revista de música, escreva uma notícia sobre um fato recente ocorrido no meio musical; se a opção foi por uma revista de cinema, escreva uma notícia sobre um acontecimento recente ocorrido no meio cinematográfico; e assim por diante.
ANTES DE ESCREVER
Planeje seu texto, lembrando-se de:
- ter em vista o público para o qual vai escrever: jovens e/ou adultos que se interessam por temas relacionados ao perfil da revista;
- pesquisar em jornais, na Internet e em outras fontes o assunto sobre o qual pretende escrever e/ou conversar com pessoas que tenham informações sobre o assunto;
- no primeiro parágrafo, isto é, no lead, apresentar de forma sucinta as informações básicas relacionadas ao fato: o que aconteceu, quando, onde, como e por quê;
- no corpo da notícia, redigir quantos parágrafos forem necessários para detalhar as circunstâncias em que o fato aconteceu;
- acrescentar, se quiser, a fala de uma das pessoas envolvidas no fato, seja em discurso direto, entre aspas, seja em discurso indireto;
- empregar uma linguagem em conformidade com a norma-padrão;
- informar o que ocorreu sem explicitar sua opinião sobre o fato ou sobre as circunstâncias em que ele ocorreu;
- expressar-se com clareza e objetividade, como é próprio da linguagem jornalística;
- dar à notícia um título curto e, caso ele contenha verbo, empregá-lo no presente.
ANTES DE PASSAR A LIMPO
Antes de dar seu texto por terminado, verifique:
- se a notícia está de acordo com o perfil da revista escolhido pelo grupo e com o perfil do público a que se destina.
- se há um lead com as informações essenciais sobre o fato noticiado, ou seja, qual é ele e em quais circunstâncias ocorreu (o que, quem, quando, onde, como e por quê).
- se, como autor, você mostra neutralidade em relação ao fato e às circunstâncias em que ele ocorreu.
Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.
Nenhum comentário:
Postar um comentário