quinta-feira, 30 de abril de 2020

Atividade sobre o gênero Carta do leitor



Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de uma "carta do leitor"

Nesta atividade, propomos que você leia duas cartas do leitor que apresentam  posicionamentos diferentes a respeito dos “Limites ao fumo", em algumas situações. Os dois leitores expõem argumentos que sustentam o que afirmam.

Limites ao fumo 

Carta 1: 
 “Países desenvolvidos estão tentando limitar o fumo até no meio da rua, pois isso afeta os não fumantes. Mas no Rio de Janeiro nem as leis que proíbem o fumo em shopping centers e supermercados (até nas seções de hortifruti) são respeitadas, obrigando quem não fuma ao convívio com essa poluição. Parte da desobediência deve ser creditada aos donos dos estabelecimentos, que não orientam clientes e funcionários”. 
Marcos de Luca Rothen (por e-mail, 13/11), Niterói/RJ 

Carta 2: 
“A proposta de incluir no Código de trânsito a proibição de dirigir fumando só pode ser mais uma tentativa de obter mais dinheiro com multas. Dirijo há quase 30 anos e nunca fui responsável por uma batida. Muitas vezes o cigarro é que mantém o motorista desperto, principalmente quando dirigindo em estrada. Em vez de propor tal absurdo digno de colégio interno, por que não se cuida de meios ou de soluções para desenvolver o país?” 
Carlos Rocque da Motta (por e-mail, 14/11), Rio

1. As cartas 1 e 2 comentam uma mesma reportagem publicada em uma revista sobre os limites impostos aos fumantes. Analise as duas cartas e responda:

a) A carta 1 se apresenta a favor ou contra os limites impostos aos fumantes? Que argumentos o leitor apresenta para fundamentar este posicionamento?
b) A carta 2 se apresenta a favor ou contra os limites impostos aos fumantes? Que argumentos o leitor apresenta para fundamentar este posicionamento?

2. Quanto à variedade de linguagem empregada na carta, responda:
a) A linguagem é formal ou informal?
b) Por que foi utilizado esse tipo de linguagem?

3. Esse é um exemplo de carta pessoal, formal, de apresentação ou do leitor? Justifique sua resposta.

Um comentário: