sábado, 10 de março de 2012

Peça teatral: "Bullying na Escola? Estou Fora! - teatro




BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA!
Autor: Diogo de Oliveira Paula

Cenário: sala de aula
Personagens:
Gabi: aluna nova
Roberta: líder das patricinhas
Fernanda: patricinha
Patrícia: patricinha
Guilherme: menino tímido
Professora
Alunos: figurantes

(mesa do professor, cadeiras enfileiradas, formando uma sala de aula)
Gabi: Uaaau! Que escola maneeeiríssima! Estou animadíssima para arranjar novas amizades!
(Entra a turma fazendo baderna, guerra de bolinhas e aviõezinhos de papel)
Gabi: Uaaau! Essa galera é show! Vou curtir pacas! (cochichando)
(Entra a professora e todos se silenciam)
Professora: Olá, turma!
Todos: Olá, professora!
Professora: Quero que vocês conheçam a Gabriela, a aluna nova da turma!
Gabi: (levantando-se) Olá para todos, galera! Podem me chamar de Gabi!
Professora: Seja bem-vinda Gabi!
Gabi: Bigadinha, fessora! (toda sorridente e animada)
Professora: Espero que todos os alunos tratem muito bem a nossa aluna nova. Certo, turma?
Todos: Certo!
Professora: Bem, hoje a aula é sobre verbo! Copiem o dever do quadro!
Gabi: Ai, que lindo! Estou tão feliz com a nova escola! Tantos gatinhos na sala! Aquelas meninas ali devem ser super legais! Vou logo me enturmar com elas!
Gabi: (virando-se para conversar com Roberta, Fernanda e Patrícia) Oi, gente! Qual é o nome de vocês?
Fernanda: Eu sou a Fernanda (com desinteresse)
Patrícia: Sou a Patrícia (com cinismo)
Roberta: E eu sou a Roberta, líder do grupo Bad Girls (intimidando).
Todas: Hahaha! (todas acham graça)
Gabi: De que vocês estão rindo? Qual a piada? Também quero rir!
Fernanda: A piada é você! (rindo)
Gabi: Eu? Como assim?
Patrícia: É você mesmo! Veja só essas marias-chiquinhas!
Fernanda: Muito cafona! Hahaha!
Roberta: Que coisa mais infantil! Cresça, garota!
(Gabi fica assustada e se volta para o seu dever toda tristinha)
Gabi: Ai! Meu primeiro dia de aula! Não fiz nenhuma amizade!
(Chega Guilherme e se senta perto dela)
Guilherme: Olá... Gabi! (tímido) Eu... sou... o Guilherme!
Gabi: Oi... Guilherme!
(os dois ficam parados um olhando para o outro num maior silêncio)
Guilherme: Tchau!
Gabi: Tchauzinho! Ai, eu preciso fazer alguma coisa para entrar no grupo da Roberta! Já sei! Vou tirar as marias-chiquinhas do meu cabelo! Assim, elas vão me aceitar numa boa no grupo delas! (e tira os acessórios do cabelo)
(Ela retorna sua atenção para as patricinhas)
Gabi: Pronto, gente! Mudei meu visual, vejam! Agora eu posso entrar no grupo de vocês, certo?
Roberta: Olha você pode entrar sim no nosso grupo...
Gabi: Oba!
Roberta: Mas da cintura para baixo!
Fernanda e Patrícia: Hahahaha!
Gabi: Como assim? Não entendi!
Roberta: Caia na real, garota! Veja o seu tamanho?
Fernanda: Baixinha!
Patrícia: Tampinha!
Roberta: Anã!
Todas: Hahahaha!
Patrícia: Você jamais vai entrar no nosso grupo!
Roberta: Calma, Patrícia! Vamos dar uma chance para ela entrar no nosso grupo! (tramando)
Gabi: Mesmo? Aí, gente, Bigada!
Fernanda: Chance?
Patrícia: Essa aí, no nosso grupo? Fala sério, Roberta!
Roberta: Calma, meninas! É o seguinte: você terá que beijar um menino da sala.
Gabi: Beijar?
Patrícia: Não me diga que você nunca beijou um menino?
Gabi: Eu? Não... é... digo... Não assim...
Fernanda: Assim como?
Gabi: Assim, sem saber quem.
Roberta: Mas você sabe quem é ele! É um gatinho (rindo).
Gabi: Quem?
Roberta: O Guilherme!
Patrícia: O menino BV! Hahaha!
Fernanda: Hahaha!
Gabi: Ai, gente! Eu... não posso fazer isso...
Roberta: Não tem essa, Gabi! Já vou chamar o Guilherme.
Gabi: Não, espere!
Roberta: Guilherme! Venha aqui, a Gabi quer te fazer uma perguntinha! (o Guilherme se aproxima)
Guilherme: Você que falar comigo, Gabi?
Gabi: É que... eu... não... é.. quer dizer... eu... você sabe!
Guilherme: Como assim?
Gabi: Eu quero que você... e eu... digo.... você.. me ajude a fazer o dever. Você me ajuda?
Guilherme: Claro!
Roberta: Gente, escutem essa! A Gabi e o Guilherme ainda são BVs!
Todos: (gritam) BV! BV! BV! BV!
Professora: Silêncio, turma!
(a turma se silencia)
Professora: Roberta, Fernanda e Patrícia! Já terminaram de copiar o dever do quadro?
Roberta: Estamos terminando, professora!
(Gabi e Guilherme retornam aos deveres, cada um na sua carteira)
(O sinal toca, todos saem para o intervalo. Gabi e Guilherme preferem permanecer na sala com vergonha de encarar os colegas de sala)
Guilherme: Você não vai para o intervalo?
Gabi: Ah.. não sei.. acho melhor ficar aqui, quieta na minha! E você?
Guilherme: É... eu sempre passo o intervalo em sala de aula mesmo..
Gabi: Sério? Mas por quê?
Guilherme: Ah, você sabe! Eles... os alunos... não gostam de mim... sempre me chamam de BV e outros apelidos...
Gabi: Mas isso não pode continuar assim... Não podemos aceitar que pessoas como a Roberta façam com a gente o que quiser... Tratando a gente mal... humilhando a gente na frente de todos.
Guilherme: Eu sei... mas o que podemos fazer?
Gabi: Podemos contar para a professora... para diretora... chamar os nossos pais!
Guilherme: Isso é pior... vão acabar chamando a gente de puxa-saco... criancinha... filhinho-da-mamãe...
Gabi: Ah... mas essa situação não pode continuar assim...
(toca o sinal) (Chegam Roberta, Fernanda e Patrícia)
Fernanda: Vejam, meninas! Os pombinhos estão se entendendo.
Patrícia: “O amor é lindo”... Hahaha!
Roberta: Huuum... será que vai rolar um beijinho hoje... heim?
Todos: Beija... beija.. beija!
Gabi: Parem, meninas! Eu não vou mais aceitar suas brincadeiras bobas!
Fernanda: Hum! A pombinha ficou brava!
Roberta: O que você vai fazer, sua tampinha?
Gabi: Farei o que for preciso para acabar com essa humilhação que eu e o Guilherme estamos sofrendo!
Roberta: É mesmo? É o que veremos!
(Roberta tenta agarrar o cabelo de Gabi que, se desvia, e empurra Roberta no chão) (Guilherme sai de cena)
Roberta: Meninas, segurem a Gabi! Hoje ela vai aprender a não se meter comigo!
Todos: Po-rra-da! Po-rra-da! Po-rra-da!
(As meninas seguram a Gabi que vira alvo de Roberta)
Professora: O que que está acontecendo aqui?! Roberta, Fernanda e Patrícia, o que estavam tramando contra a Gabriela! Posso saber?
Roberta: Nada não professora! (as garotas se silenciam)
Professora: Nem precisa dizer mais nada! O Guilherme me chamou para ver tudo o que estavam tramando! Vocês serão suspensas e os seus pais serão chamados para virem ao colégio! Desrespeito ao colega é coisa muito séria!
(As meninas saem)
Professora: Voltem todos para os seus lugares! Vamos retornar à aula!
Gabi: Guilherme, você foi super legal comigo!
Guilherme: Que nada, Gabi! Você é que foi legal comigo, pois me fez criar coragem para tomar essa atitude de chamar a professora para deter Roberta!
Gabi: Nem sei como te agradecer!
Guilherme: Não precisa! Basta sermos amigos, certo?
(Gabi faz sinal que sim e o agradece com um beijo no rosto. Após o beijo, os dois retornam aos seus lugares envergonhados e felizes)
FIM Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Leia também:
BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA! (PARTE 2)

28 comentários:

  1. Nossa muinto legal adorei
    eu estavo precisando de um teatro para a minha escola e não sabia como eu ia fazr mas agora eu já sei vou fazer esse
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado... Espero que faça bom uso desse texto... Abs...

      Excluir
    2. eu vou fazer essa paça na minha escola

      Excluir
  2. Boa noite este texto está liberado para montagem? Grato Luiz Santos.

    ResponderExcluir
  3. Sim... Luiz Santos.. fique à vontade... basta colocar o crédito da autoria para Diogo de Oliveira Paula...

    ResponderExcluir
  4. nao curti muito pq to no primeiro ano é meio q infantil para apresentar! queria algo mais aterrorizante

    ResponderExcluir
  5. é legal mais é muito grande mesmo assim adorei

    ResponderExcluir
  6. muito bom! adorei esse teatro

    ResponderExcluir
  7. Muto bom o roteiro, estou com projeto na minha turma esse teatro irá me ajudar bastante

    http://forever-teens-89.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do texto, Gleicy! Parabéns pelo seu projeto..

      Excluir
  8. adorei,vou usar essa peça na escola estou na 7ºsérie o tema era amizade.O Guilherme e A Gabi são exemplos! obg por publicar esse texto pois aposto que além de me ajudar ajudou muitas outras pessoas. esse texto e seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... esse texto é de minha autoria. Que bom que tenha gostado, espero que faça bom uso dele... Abs...

      Excluir
  9. adorei eu vou faser na minha escola eu vou ser a gabi etc... o legal tambem é que são coisas bem de nossas idades né kkk a gabi e o guilherme até pinta um romance ameeiiii

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu texto e a peça vou fazer na minha escola.....parabéns pelo trabalho.
    um abraço colega

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei,estou no 6° ano e eu e meus colegas estavamos procurando peças de bullying para nos dar inspiração, eu amei a peça,acho que vai me ajudar bastante :). Irei fazer o teatro para a aula de artes e quando acabar ''tentarei'' postar aqui e você dá a nota :3

    ResponderExcluir
  12. Legal! Vou usar essa peça na minha escola! Só mudei um pouco o nome dos personagens. A Gabi (seria eu!) e o Guilherme (um menino que as meninas acham que eu to afim dele)se dão um beijo no final aí... já viu né? haha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. bom...
    eu amei de + tudo e a gabi é igualzina a mim bem "maneira"

    ResponderExcluir
  14. Muuito bom !!! Vai me ajudar muito . +_+

    ResponderExcluir
  15. Nossa!adorei,era tudo o que eu estava procurando,estou responsável pela peça da minha turma,vou usá-lo💕

    ResponderExcluir
  16. Nossa!que peça mais top, vou mandar para a minha professora de teatro me identifiquei muitoooo

    ResponderExcluir
  17. Muito b adorei . Estou com uma turma do 5 ano para teatro vou usar está peça

    ResponderExcluir
  18. Amei essa peça muito realista e intelectual gostei muito

    ResponderExcluir
  19. Na minha escola iremos fazer um gravação com essa mini história

    ResponderExcluir
  20. Bom,estava escrevendo uma peça sobre violência psicológica pra escola,mas acabei inspiração e esta esta magnífica gostei

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito, acho que a proposta de dentro dessa perspectiva ainda colocar os bullying da atualidade referente os estudantes com TEA, TDAH entre outros para trazer reflexões sobre o preconceito também e falar sobre empatia, respeito.

    ResponderExcluir