quarta-feira, 27 de março de 2019

Peça teatral: "Bullying na Escola? Estou Fora! (Parte 2)




BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA! (PARTE 2)

Cenário: sala de aula

Personagens:
Luiz Philip (dedicado aos estudos)
Luiza (aluna apaziguadora)
Sophia (pratica bullying)
Stephany (pratica bullying)
Gabriel (pratica bullying)
João Pedro (JP) (pratica bullying)
Professora
Alunos: figurantes

(mesa do professor, cadeiras enfileiradas, formando uma sala de aula) (Entra a turma fazendo baderna, guerra de bolinhas e aviõezinhos de papel)

Professora - Olá, Turma!
Todos - Olá, professora!
(Chega o aluno Luiz Philip atrasado)
Luiz Philip - Bom dia, professora! Posso entrar na sala?
Professora - Pode sim, Luiz Philip!
Sophia - Veja só, Stephany! O nerd chegando atrasado? (risos)
Stephany - Pois é, Sophia... Quem diria... heim? (risos)
Gabriel - O Sabidão pode chegar atrasado... ham?
JP - Se fosse comigo era ocorrência certa... né?
Luiza - Parem de criancice! A primeira vez que ele chega atrasado... ora!
Sophia - Olha só, a Luiza ficou boladinha! (risos)
Stephany - Não ri não, amiga! Ela vai chorar (elas debocham "buááá")
Luiza - A única que vai chorar aqui será você, Sophia! Se não fechar essa boca...
(As duas se levantam pra uma briga, mas professora interrompe)
Professora - Parem já as duas! Luiza e Sophia, voltem para as suas carteiras! Vamos começar nossa aula!
Luiza - Desculpas, professora!
Sophia - Menina chata! (fazendo careta)
Professora - Bem, hoje a aula é sobre verbo! Copiem o dever do quadro!
Luiz Philip - Professora, podemos pesquisar sobre os verbos irregulares também... certo?
Professora - Claro, Luiz!
Sophia - Muito puxa-saco!
Stephany - Irritante!
Gabriel - Muito boca-aberta!
JP - Nem falo nada!
Luiza - Pelo menos ele é dedicado aos estudos, né?
Stephany - Cala a boca, garota! Ninguém  está falando com você!
(Luiza ameaça se levantar pra ir pra cima de Stephany, mas é contida por Luiz)
Luiz Philip - Calma, Luiza! Não se rebaixe ao nível dela...
(Elas dão risadas)
Gabriel (tramando) - Luiz, chegue aqui para eu te falar um negócio...
Luiz - Se for pra me zombar, já vou avisando que...
Gabriel - Calma, cara! É algo que você vai gostar de ouvir... Fala pra ele, JP!
JP - É o seguinte: você já notou que a Luiza sempre olha pra você de um jeito diferente?
Luiz - A Luiza? Como assim?
Gabriel - Se toca, cara! Ela está afinzona de você!
JP - Isso aí! está na cara!
Luiz - Será? Não pode ser...
JP - Tô te falando! Você não acha ela bonitinha?
Luiz - Eu? É... Sim.. Cla-cla-ro! Mas...
Gabriel - Não tem "mas"... Vamos fazer o seguinte, Luiz! Se você chegar nela e pedir um beijo, prometemos que nunca mais vamos zombar de você!
Luiz - Sério?
JP - Luiza, querida!
Luiz - Não... espere!
JP - O Luiz Philip tem algo muito importante pra te perguntar...
Luiza - Pare de perturbar o Luiz, JP! Já vou avisando...
Gabriel - Luizinha, pare de ser agressiva! O negócio é sério!
Luiza - É verdade, Luiz? O que você tem pra me dizer?
Luiz: É que... eu... não... é.. quer dizer... eu... você sabe!
Luiza: Como assim?
Luiz: Eu quero que você... e eu... digo.... você... me ajude a fazer o dever. Você me ajuda?
Luiza: Claro!
Sophia: Gente, escutem essa! O Luiz Philip e a Luiza ainda são BVs!
Todos: (gritam) BV! BV! BV! BV!
Professora: Silêncio, turma!
(a turma se silencia)
Professora: Sophia! Já terminou de copiar o dever do quadro?
Sophia: Estou terminando, professora!
(Luiz e Luiza retornam aos deveres, cada um na sua carteira)
(O sinal toca, todos saem para o intervalo. Luiz e Luiza preferem permanecer na sala com vergonha de encarar os colegas de sala)
Luiza: Você não vai para o intervalo?
Luiz: Ah.. não sei.. acho melhor ficar aqui, quieto na minha! E você?
Luiza: Sério? Mas por quê?
Luiz: Ah, você sabe! Eles... os alunos... não gostam de mim... sempre me chamam de Nerd, CDF, BV e outros apelidos...
Luiza: Mas isso não pode continuar assim... Não podemos aceitar que pessoas como a Sophia, a Sthephany, o Gabriel e o JP façam com a gente o que quiser... Tratando a gente mal... humilhando a gente na frente de todos.
Luiz: Eu sei... mas o que podemos fazer?
Luiza: Podemos contar para a professora... para diretora... chamar os nossos pais!
Luiz: Isso é pior... vão acabar chamando a gente de puxa-saco... criancinha... filhinho-da-mamãe...
Luiza: Ah... mas essa situação não pode continuar assim...
(toca o sinal) (Chegam Sophia, Stephany, Gabriel e JP)
Sophia: Vejam, galera! Os pombinhos estão se entendendo.
Stephahy: “O amor é lindo”... Hahaha!
Gabriel: Huuum... será que vai rolar um beijinho hoje... heim?
Todos: Beija... beija.. beija!
Luiza: Parem! Eu não vou mais aceitar essas brincadeiras bobas!
Sophia: Hum! A pombinha ficou brava!
Sthephany: O que você vai fazer, sua chata?
Luiza: Farei o que for preciso para acabar com essa humilhação que eu e o Luiz estamos sofrendo!
Sophia: É mesmo? É o que veremos!
(Sophia tenta agarrar o cabelo de Luiza que, se desvia, e empurra Sophia no chão) (Luiz sai de cena)
Sophia: Segurem a Luiza! Hoje ela vai aprender a não se meter comigo!
Todos: Po-rra-da! Po-rra-da! Po-rra-da!
(A Sthephany segura a Luiza que vira alvo de Sophia)
Professora: O que que está acontecendo aqui?! Sophia e Sthephany, o que estavam tramando contra a Luiza! Posso saber?
Sophia: Nada não professora! (as garotas se silenciam)
Professora: Nem precisa dizer mais nada! O Luiz me chamou para ver tudo o que estavam tramando! Vocês serão suspensas e os seus pais serão chamados para virem ao colégio! Desrespeito ao colega é coisa muito séria!
(As meninas saem)
Professora: Voltem todos para os seus lugares! Vamos retornar à aula!
Luiza: Luiz, você foi super legal comigo!
Luiz: Que nada, Luiza! Você é que foi legal comigo, pois me fez criar coragem para tomar essa atitude de chamar a professora para deter Sophia!
Luiza: Nem sei como te agradecer!
Luiz: Não precisa! Basta sermos amigos, certo?
(Luiza faz sinal que sim e o agradece com um beijo no rosto. Após o beijo, os dois retornam aos seus lugares envergonhados e felizes)
FIM

(Redação final: Diogo de Oliveira Paula)

# Leia também:
BULLYING NA ESCOLA? ESTOU FORA! (PARTE 1)

Um comentário:

  1. História bem bolada tá de parabéns quem teve criatividade para isso tudo

    ResponderExcluir